Tudo revelado pela equipe: Mercedes cometeu erro no GP de São Paulo
No último domingo (3) aconteceu a corrida do Grande Prêmio de São Paulo e a Mercedes poderia ter a oportunidade de vencer a corrida com Goerge Russell, que largou da segunda posição. Logo na largada, ele conseguiu superar Lando Norris, que estava na pole position, e assegurou a primeira posição por boa parte da corrida. Porém, por conta de um pit stop feito antes do acionamento de uma bandeira vermelha fez com que o britânico perdesse qualquer chance de vencer. Ele ainda tinha chances de pódio, mas não conseguiu ultrapassar Pierre Gasly, que conseguiu manter a terceira posição.
Dias após a corrida, o diretor de engenharia de pista da esquadra alemã, Andrew Shovlin, comentou sobre a parada de Russell, feita entre o fim do safety car virtual e o acionamento da bandeira vermelha, que fez o piloto perder algumas posições. Ele destacou o erro cometido pela equipe e afirmou que deveriam ter mantido Russell na pista, o que acabou não acontecendo.
“Eu acho que, em retrospectiva, você gerenciaria a maioria das corridas de maneira diferente. Mas certamente, neste caso, nós teríamos feito. Uma das coisas-chave é que, uma vez que eles anunciaram o fim do VSC, tínhamos uma janela muito, muito curta, apenas um ou dois segundos, em que poderíamos ter mantido George na pista. A razão pela qual você faria isso é que, naquele momento, você já iria sofrer uma grande perda de tempo nos boxes”, comentou Shovlin.
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Andrew Shovlin também destacou que Max Verstappen, Esteban Ocon e Pierre Gasly contaram com um pouco de sorte, ao decidirem seguir na pista por mais um tempo, após a grande parte dos pilotos terem feito suas paradas. O diretor da Mercedes afirmou que contar com o acionamento da bandeira vermelha não é o ideal.
“Ele ainda estaria à frente de todos aqueles carros que ficaram na pista. Mas você ganha o benefício de pneus novos caso eles não acionem uma bandeira vermelha. Normalmente, tentamos não assumir que haverá uma bandeira vermelha, porque às vezes você acerta, às vezes você erra. Se houver um safety car e você decidir não parar, assumindo uma bandeira vermelha, se você não acertar, você está em apuros. Mas obviamente, para os carros que ficaram na pista, essa aposta funcionou para eles, e eles acabaram em uma posição privilegiada.”