Nos últimos dias, um rumor apontado pela RacingNews365 apontou que a Toyota poderia retornar à Fórmula 1 a partir de 2026, através de um acordo com a Haas assim como a Alfa Romeu tinha com a Sauber entre 2019 a 2023. Mais para frente, esse acordo poderia se transformar em um fornecimento de motores, já que o seu suposto desejo seria retornar para a F1 como uma equipe de fábrica.
A última vez que a empresa esteve presente na categoria foi ano ano de 2009, quando disputou a sua última temporada como uma equipe. Em meio as especulações, a Haas não preferiu se pronunciar sobre o assunto e a Toyota veio a público e emitiu uma nota onde não desmentiu as alegações, mas que não possui nada para falar no momento.
“Não há nada a dizer sobre esse assunto. além do fato de que a Toyota continuará fabricando carros cada vez melhores e desenvolvendo pessoas por meio do automobilismo”, afirmou o porta-voz da montadora japonesa em comunicado enviado para o portal de notícias Planet F1.
Toyota pode ganhar chance na Fórmula 1 antes da Andretti
O retorno da Toyota pode acontecer muito em breve, primeiramente em um acordo com a Haas e posteriormente como equipe. Com as mudanças do regulamento previstas para serem aplicadas em 2026, muitas marcas tem mostrado interesse em conseguir um espaço na categoria. A Audi foi a única que conseguiu garantir a presença da sua marca a partir do início da nova era.
A Andretti, que desde o início do ano luta para conseguir uma oportunidade de ter a sua própia equipe na F1, pode ver a montadora japonesa conseguindo uma chances antes deles. O objetivo era que eles conseguissem uma oportunidade ainda em 2026, porém foi negado pela direção da categoria. Porém, ela não descartou aceitar a entrada dos norte-americanos em 2028.