Toyota não foi a única: outras equipes saíram e decidiram voltar para Fórmula 1

0

Na última sexta-feira (11), de maneira inesperada, a Toyota anunciou que está de volta ao mundo da Fórmula 1. Desta vez, ela não retornou como uma equipe ou fornecedora de motores, mas como uma parceira técnica da Haas. No contrato entre as empresas, a Toyota será responsável por apoiar no projeto técnico da equipe, no desenvolvimento de peças, enquanto os norte-americanos ofertam sua experiência na categoria. Além disso, essa parceria também irá abrir mais portas para pilotos japoneses na F1.

A última vez que a marca esteve envolvida na principal competição do automobilismo mundial foi durante o ano de 2009, quando ela tinha sua própia equipe e optou por deixar a F1. Porém, essa não foi a primeira vez que uma montadora saiu e anos depois voltou à Fórmula 1. Relembre quais outras empresas que tiveram a mesma decisão da Toyota.

Relembre quais outras equipes seguiram o caminho da Toyota e voltaram a Fórmula 1

5°- Mercedes

A Mercedes esteve presente nos primeiros anos da Fórmula 1, onde foi uma equipe vitoriosa. Porém, por causa do gravíssimo acidente ns 24 horas de Le Mans, a marca optou por abandonar o mundo das corridas. A marca só voltou a estar presente na F1 no ano de 1994, quando começou a fornecer motores para outras equipes. Como escuderia, a Mercedes voltou em 2010.

4°- Aston Martin

Entre os anos de 1959 e 1960, a Aston Martin esteve presente na Fórmula 1, porém eles não conseguiram bons resultados nessa empreitada e abandonaram a categoria. Seu retorno aconteceu em 2021, com Lawrence Stroll, que é um dos donos da marca.

3°- Honda

A Honda teve várias idas e vindas no mundo da Fórmula 1. A grande parte da sua participação na categoria foi como fornecedora de motores. Entre os anos de 2006 a 2008, a montadora teve sua própia equipe, que acabou sendo vendida por US$ 1 para Ross Brawn. Oficialmente, ela não faz mais parte da F1, mas apoia a Red Bull na fabricação de motores. Em 2026, ela retornará como parceira da Aston Martin.

2°- BMW

Assim como muitas marcas, a BMW esteve presente no mundo da Fórmula 1 entre os anos 50 e 60, porém ela optou por abandonar a categoria. Seu retorno aconteceu anos mais tarde, quando ela comprou a Sauber e teve sua própia equipe entre os anos de 2006 a 2009. Ela teve sua única vitória em 2008, com Robert Kubica.

1°- Ford

Por muitos anos, a Ford esteve presente no mundo da Fórmula 1 com a produção de motores, em parceria com a Cosworth. Como equipe, a marca norte-americana competiu entre os anos de 2000 a 2004, onde usou o nome da Jaguar, que é uma das marcas no qual ela é dona. Em 2026, a Ford está de volta ao mundo da Fórmula 1 como parceira da Red Bull, para a fabricação dos motores da equipe e da Racing Bulls.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.