A Mercedes revelou estar em pleno vapor para implementar atualizações sem precedentes em seu carro de Fórmula 1, visando competir de forma mais consistente por vitórias ainda este ano. No GP da Áustria, a equipe alemã retornou ao topo do pódio com a vitória de George Russell, encerrando uma seca que durava desde o GP de São Paulo em 2022, quando o jovem inglês também venceu.
A temporada de 2024 começou turbulenta para a Mercedes. O W15, completamente diferente de seu antecessor, mostrou-se imprevisível e dificultou a equipe a acompanhar o ritmo dos rivais. No entanto, um plano de desenvolvimento agressivo colocou a Mercedes de volta na briga, como demonstrado pela vitória de Russell.
Toto Wolff, chefe da equipe, reconheceu que a Mercedes se beneficiou do incidente entre Lando Norris e Max Verstappen nas voltas finais. Na hora da colisão, Russell estava treze segundos atrás da liderança.
“Em ritmo puro, éramos o terceiro carro mais rápido”, afirmou Wolff. “Mas temos visto essa tendência de melhora e consolidação nas últimas três semanas, o que é muito encorajador.”
“Sabemos que as corridas são decididas no domingo. Às vezes, as coisas não saem como planejado, e hoje nos beneficiamos do incidente que ocorreu na liderança. É gratificante conquistar uma vitória este ano. Agora temos quatro equipes diferentes vencendo, algo que não ocorria desde 2011”, acrescentou.
Wolff revela atualizações
Wolff elogiou o extenso trabalho realizado na fábrica de Brackley para reforçar a competitividade da Mercedes. Ele revelou que a equipe nunca havia implementado tantas atualizações em um curto período de tempo, o que o deixa confiante na capacidade de reduzir a diferença para os líderes.
“Estamos introduzindo melhorias em praticamente todas as corridas agora”, disse Wolff. “A fábrica está operando em plena capacidade. Em doze anos na equipe, nunca conseguimos desenvolver, projetar, fabricar e trazer para a pista tantas atualizações com essa rapidez. É impressionante. Planejamos trazer melhorias em todas as corridas. Esperamos dar mais um passo à frente até as férias. Sabemos que nossos adversários também estão trabalhando duro, mas se conseguirmos reduzir um pouco a diferença… Eram 15 segundos em 70 voltas, então 0.2 por volta… isso nos colocaria em terceiro lugar, e se conseguirmos cortar pela metade, poderemos brigar pela liderança”, finalizou o chefe da Mercedes.