Embora esteja genuinamente satisfeito com o segundo lugar de Lewis Hamilton, a frustração do diretor da Mercedes, Toto Wolff, após a qualificação de sprint na China é evidente em seu rosto. A equipe alemã perdeu a oportunidade de um bom resultado com ambos os carros em Xangai, devido ao abandono surpreendente de George Russell no Q2. O que acabou sendo uma surpresa desagradável para o chefe do time.
Quando a chuva começou a cair, o piloto britânico não teve oportunidade de melhorar seu tempo de volta e acabou ficando atrás das duas Saubers, entre outros competidores.
“Na verdade, não estou nada feliz, estou chateado. Estou chateado por termos estragado tanto os dois carros no Q2”, disse Wolff à Sky .
Russell e Hamilton foram os últimos dois carros na pista durante o Q2, juntamente com os dois Red Bulls. Prevendo a chuva iminente, os dois pilotos da Mercedes saíram cedo dos boxes para se posicionar no semáforo, mas muitos concorrentes também adotaram essa estratégia.
Pit lane não colaborou para os planos da Mercedes
Dado que a Mercedes está localizada perto da entrada do pit lane, o trajeto até o semáforo é extenso, e eles tiveram que aguardar na fila atrás dos demais competidores. No entanto, o W15 não suporta isso: “Se você ficar no semáforo com nosso carro por dois minutos e os pneus esfriarem, nada funcionará bem com nosso carro”, lamenta Wolff.
Após a primeira volta rápida, Hamilton ficou em nono lugar e Russell em décimo primeiro. Embora estivesse a apenas 38 milésimos de segundo de chegar ao Q3, Russell não teve outra oportunidade, pois a chuva se intensificou na segunda volta.
“Fiquei um pouco frustrado após a primeira volta”, admite Russell. “Estava tão perto do Q3, mas as condições eram difíceis. E agora a chuva está chegando. Então, quem sabe o que poderia ter acontecido?”