Um piloto não identificado da Fórmula 1 de 2024 tem testado carros para outra equipe, mas precisamente de rali e esses testes estão acontecendo no mais absoluto sigilo, o que pode impactar significativamente o mercado de pilotos.
Essa informação foi revelada pelo analista de F1 Peter Windsor, que surpreendeu ao afirmar que a estrela misteriosa impressionou nos testes de rali e confirmou que o piloto em questão não é o atual campeão mundial Max Verstappen.
Com exceção das duas equipes afiliadas à Red Bull, a Red Bull Racing e a equipe júnior RB, e da Mercedes, apenas duas vagas para a temporada de F1 de 2025 permanecem em aberto, na Alpine e na Audi/Sauber, onde há posições disponíveis além de Pierre Gasly e Nico Hülkenberg, respectivamente.
Outros pilotos da Fórmula 1 já fizeram essa transição
Historicamente, vários pilotos de F1 fizeram a transição para o rali após suas carreiras na Fórmula 1, com o exemplo mais notável sendo Kimi Räikkönen, que em 2010 deixou a Ferrari para competir no Campeonato Mundial de Rally. O finlandês passou dois anos no WRC, alcançando seu melhor resultado com um quinto lugar no Rally da Turquia em 2010, antes de retornar à F1 com a Lotus-Renault em 2012.
Enquanto isso, o ex-astro da BMW-Sauber e da Renault, Robert Kubica, construiu uma carreira notável no rali, conquistando o título na categoria júnior do WRC2 em 2013, seis anos antes de fazer um retorno impressionante à Fórmula 1 com a Williams.
Em uma recente transmissão no YouTube, Windsor revelou que um piloto ativo da Fórmula 1 tem realizado testes de rali “em grande segredo”, e o piloto causou uma boa impressão. Ele comentou: “Tenho conhecimento de um piloto de Fórmula 1 que tem feito testes de rali recentemente – não é Max Verstappen – e tem feito isso em absoluto sigilo.
“Eu nunca revelaria o nome desse piloto, mas ele foi muito bom e teve um desempenho notável.”
Seria Valtteri Bottas?
A identidade do piloto mencionado por Windsor não está clara, embora o ex-piloto da Mercedes Valtteri Bottas seja conhecido por sua grande paixão por ralis.
Bottas competiu no Rally Ártico da Lapônia com um Ford Fiesta WRC – o mesmo carro que Sébastien Ogier, oito vezes campeão do WRC, pilotou com a equipe M-Sport em 2017/18 – em janeiro de 2019, conquistando uma vitória de etapa e terminando em quinto lugar geral.
O finlandês de 34 anos ainda não tem um acordo confirmado para a temporada de F1 de 2025, e seu futuro na Sauber está em dúvida, especialmente com a chegada da Audi prevista para 2026.