Temporada 2024 pode confirmar fim de ciclo da McLaren na Fórmula 1
Após um início com resultados sólidos dos seus dois pilotos, a McLaren conseguiu apresentar uma grande evolução nas pistas ao longo deste ano. Misturado com a queda de rendimento da Red Bull, a equipe britânica conseguiu se tornar uma das fortes candidatas ao Mundial de Construtores da Fórmula 1. A equipe austríaca conquistou o título nas temporadas de 2022 e 2023, e era considerada uma das principais candidatas ao título da competição.
Em meio ao bom desempenho, a equipe pode encerrar um péssimo ciclo que perdurava desde a temporada de 1999. A última vez que a equipe conquistou o título da categoria foi em 1998, quando eles contavam com David Coulthard e Mika Häkkinen como dupla de pilotos. Desde então, eles não conseguiram voltar ao lugar mais alto, na disputa pelo título de equipes da ´F1.
McLaren pode voltar a conquistar o Mundial de Construtores da F1
O jejum da McLaren no Mundial de Construtores deveria ser menor do que é atualmente. Na temporada de 2007, quando a equipe promoveu a estreia de Lewis Hamilton, que fez dupla com o então campeão da F1, Fernando Alonso, a McLaren conseguiu somar 218 pontos, que em teoria lhe renderiam o título da categoria. A Ferrari, que foi a campeã daquele ano, somou 204 tentos.
Porém, a esquadra britânica, que já enfrentava problemas internos entre os seus dois pilotos, se envolveu em um grande esquema de espionagem contra a equipe de Maranello. O esquema foi descoberto no mesmo ano e foi provado que eles se aproveitaram dos dados, obtidos de maneira irregular, da Ferrari. Por causa disso, a equipe foi desclassificada da disputa pelo título de equipes.