Temporada 2024 mal começou e a Ferrari já alcançou feito que não conseguia desde 1999

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Desde 1985, as equipes de Fórmula 1 estão limitadas a utilizar no máximo dois veículos, conforme regulamentado pelo Artigo 8.6 dos regulamentos esportivos. Portanto, a atual classificação provisória do Campeonato Mundial de Pilotos de 2024 chama atenção, pois após o Grande Prêmio da Arábia Saudita, três pilotos da Ferrari estão entre os dez primeiros na classificação do mundial de pilotos: Charles Leclerc em terceiro, Carlos Sainz em sexto e Oliver Bearman em décimo.

Essa configuração incomum foi resultado do uso de Bearman como piloto substituto na segunda corrida do ano na Arábia Saudita: Sainz, piloto titular da Ferrari, havia conquistado pontos na abertura da temporada no Bahrein, mas foi brevemente afastado das pistas em Jedá devido a problemas de apêndice. Bearman assumiu o volante e conseguiu pontuar em sua estreia na Fórmula 1.

Desde 1999 isso não acontecia na Ferrari

A última vez que três pilotos da Ferrari figuraram entre os dez primeiros na classificação de pilotos da Fórmula 1 foi no final da temporada de 1999, também devido à presença de um piloto substituto.

Após Michael Schumacher fraturar a perna em um acidente no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, a Ferrari designou Mika Salo como seu substituto. Durante as seis corridas em que Schumacher esteve ausente devido à lesão, Salo assumiu o volante da Ferrari F399.

Tanto no Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim quanto no Grande Prêmio da Itália em Monza, Salo conquistou pontos e em ambos os casos alcançou o pódio. Além disso, sem uma estratégia de equipe clara a favor do piloto regular da Ferrari, Eddie Irvine, Salo provavelmente teria vencido em Hockenheim e não Irvine.

O segundo lugar em Hockenheim e o terceiro lugar em Monza renderam dez pontos no campeonato de pilotos, de acordo com o sistema de pontuação da época. Isso foi o suficiente para manter Salo entre os dez primeiros no final do ano, na décima posição.

Irvine, como o melhor representante da Ferrari no Campeonato Mundial, ficou em segundo lugar atrás do campeão mundial Mika Häkkinen, da McLaren. Schumacher terminou em quinto na classificação geral, mesmo com apenas dez corridas concluídas.

Logo após o Grande Prêmio da Alemanha, os resultados preliminares pareciam ainda mais promissores para a Ferrari: Irvine liderava o campeonato, Schumacher estava em quarto lugar e Salo estreava em nono.

Dez anos depois, uma situação semelhante não se repetiu, embora a Ferrari tenha necessitado de um substituto durante sete corridas após Felipe Massa se lesionar em um acidente no Grande Prêmio da Hungria de 2009, em Hungaroring. No entanto, nem Luca Badoer nem Giancarlo Fisichella, que substituíram Massa, conseguiram pontuar com o carro da Ferrari F60.

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