A temporada de Fórmula 1 de 2024 está oficialmente aberta! No entanto, o treino livre para o Grande Prêmio do Bahrein, que marca o início do campeonato da categoria nesta quinta, teve uma surpresa no topo: Daniel Ricciardo. O piloto da equipe RB registrou o tempo de 1m32s869 usando pneus macios.
O destaque do desempenho de Ricciardo foi sua escolha de pneus: o piloto australiano foi um dos seis, entre os 20 competidores, que optaram por concluir a sessão com os compostos macios – conhecidos por serem os mais rápidos.
O atual tricampeão da F1, Max Verstappen, ficou apenas na sexta colocação. O piloto holandês da RBR enfrentou alguns problemas com seu carro, apesar de liderar a metade inicial da sessão.
Optando pelos pneus médios, assim como seu colega Sergio Pérez e os rivais da Mercedes, Ferrari, Aston Martin, Williams, Alpine e Haas, ele foi ultrapassado no top 5 nos últimos nove minutos por Fernando Alonso.
Pneus fizeram a diferença
Os pneus médios foram a escolha unânime durante o primeiro terço da sessão, que teve início com as equipes RBR, Mercedes e Ferrari disputando as melhores voltas, com breves momentos de liderança alternada.
As diferenças entre eles eram mínimas, abaixo de 0s1. Verstappen enfrentou problemas com o carro e até mesmo com a marcha do RB20; no entanto, conseguiu assumir a liderança no 17º minuto. Antes disso, Russell chegou a superá-lo em uma volta rápida.
Por volta da metade da sessão, os pneus macios começaram a ser utilizados. Piastri foi o primeiro a assumir a liderança de forma imediata. Ele foi logo superado por seu colega Norris, que abriu uma vantagem de 0s2 sobre o segundo colocado da McLaren.
Quando faltavam cerca de 23 minutos para o final da sessão, Ricciardo desbancou a dupla no topo da tabela, com uma diferença mínima de apenas 0s032. Tsunoda seguiu seu companheiro de equipe na quarta posição.
Depois do período em que a Sauber colocou Bottas em décimo lugar, os tempos se estabilizaram. As outras sete equipes do grid mantiveram seus pilotos com pneus médios; Piastri até tentou retornar aos pneus macios nos instantes finais, mas não conseguiu melhorar seu tempo.
Faltando nove minutos para o término da sessão, Alonso registrou a melhor volta com os pneus de faixa amarela, ficando apenas 0s3 atrás de Ricciardo e empurrando Verstappen para fora do top 5.