A etapa inaugural da temporada 2024 da Stock Car Pro Series, agendada para os dias dois e três de março em Goiânia, introduzirá mudanças significativas no formato da competição.
A Vicar, promotora do campeonato, revelou nesta quinta (15) que o formato de duas corridas por final de semana será mantido, porém com uma corrida sprint no sábado e a corrida principal no domingo. Corrida Sprint que já virou uma realidade na Fórmula 1.
“Continuaremos tendo 12 eventos, totalizando 24 corridas por ano. Mas o novo regulamento vai adicionar ainda mais alternativas, emoção e entretenimento para todos os envolvidos”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar.
Novo formato já tem data para estrear
A Stock Car apresentará seu novo formato no dia 2 de março, com a realização da primeira corrida sprint do ano, com duração de 30 minutos. A janela para o pit stop obrigatório, com a troca de pelo menos um pneu, será mantida. No domingo, a corrida principal terá duração de 50 minutos e também contará com um pit stop obrigatório, mas desta vez a troca deverá ser de pelo menos dois pneus.
O formato do classificatório para o grid de largada também passará por mudanças. No sábado, a fase inicial (Q1) será dividida em dois grupos de 16 carros, que competirão por 20 vagas disponíveis no Q2 (com 10 selecionados de cada grupo). Em seguida, na segunda fase, todos os carros entrarão na pista simultaneamente para classificar os oito finalistas, que disputarão o Q3 para definir o pole position.
Com os tempos registrados, o grid de largada terá duas versões: os 12 primeiros colocados serão invertidos para a corrida sprint, enquanto a formação original do classificatório será mantida para a prova principal.
O fan push estará disponível para uso em ambas as corridas. A quantidade será determinada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) de acordo com cada autódromo, mas o tempo de aplicação da potência extra será reduzido, o que deve incentivar mais ultrapassagens e ações nas disputas por posição.
Uma mudança significativa é a redução de quatro para dois descartes dos piores resultados em corridas ao longo da temporada. Além disso, em busca de promover mais equilíbrio entre os resultados obtidos na pista e visando à disputa do campeonato, a Stock Car também revisou o sistema de pontuação.
Agora, ele abrange os 30 primeiros colocados das duas provas, mantendo uma relação que atribui valores aproximadamente 30% maiores para os resultados da corrida principal.