A Sauber declarou que o mercado de pilotos para a temporada 2025 da Fórmula 1 está “bastante fluido”, com rumores recentes de conversas entre Carlos Sainz e a Williams. Mas a grande verdade é que a equipe ainda não sabe o que fazer.
No início deste mês, a equipe suíça anunciou a contratação de Nico Hulkenberg, da Haas, para o próximo ano, em preparação para a parceria com a Audi a partir de 2026. A montadora alemã entrará no esporte com o novo regulamento técnico da categoria e já está ativamente envolvida na escolha dos pilotos da Sauber para 2025.
Alessandro Alunni Bravi, chefe da Sauber, confirmou que Carlos Sainz, que deixará a Ferrari no fim de 2024, é a principal aposta para formar dupla com Hulkenberg. No entanto, o espanhol tem resistido à proposta da Audi, e rumores indicam um possível interesse da Williams em seus serviços.
Chefe da equipe nega pressão sobre Sainz
Bravi negou a pressão para que Sainz responda à Audi até o final do mês, como foi cogitado, enfatizando que a Sauber quer a melhor dupla de pilotos possível. “Queremos ter a melhor dupla de pilotos disponível no mercado”, afirmou Bravi em Mônaco. “Isso não depende apenas de nós, mas também da disponibilidade dos pilotos e de vários outros fatores.”
“O mercado está mudando rapidamente, e todos os dias surgem novos nomes e combinações na imprensa. Nosso objetivo é ter os melhores pilotos disponíveis para o projeto de longo prazo da Audi na F1”, acrescentou.
Quando perguntado sobre um prazo para a decisão, Bravi respondeu: “Não há um prazo. Temos um objetivo, que é encontrar a melhor opção.”
A Sauber enfrenta um início de campeonato difícil em 2024, sem pontuar nas primeiras sete corridas e ocupando a última posição no mundial de construtores. Bravi reconheceu o atraso da equipe em relação aos concorrentes com o C44, apesar de um assoalho revisado na última etapa.
“Simplesmente faltou performance”, admitiu Bravi sobre o desempenho ruim da Sauber em Ímola. “Começamos o fim de semana atrás no TL1 e não conseguimos recuperar a tempo da sessão de classificação.”
“O ritmo de corrida foi melhor, mas precisamos recuperar performance e acelerar as atualizações. Levamos um novo assoalho para Ímola que nos deu alguma melhora, mas não o suficiente para fechar a lacuna para as equipes da frente”, disse ele.
“Aqui em Mônaco, temos um novo conceito de asa traseira que deve nos ajudar a ganhar desempenho. Mas o grid está muito apertado e precisamos nos esforçar mais. A única razão para nosso desempenho ruim é a falta de performance”, finalizou o chefe da Sauber.