Sauber usou argentino pra sabotar adversário de Schumacher na disputa por título da F1

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O argentino Norberto Edgardo Fontana participou de apenas quatro Grandes Prêmios de Fórmula 1, na já distante temporada de 1997. Não conquistou nenhum ponto e seus melhores resultados foram dois nonos lugares.

No dia 26 de outubro, no Grande Prêmio da Europa em Jerez de la Frontera, na Espanha, Fontana estava em mais uma corrida discreta quando deliberadamente bloqueou a passagem de Jacques Villeneuve, que estava perseguindo Michael Schumacher na disputa pela vitória e pelo título… Mas antes de relembrarmos esse incidente, vamos dar uma olhada na trajetória de Norberto Fontana.

A vida do piloto argentino

Após se destacar no cenário do kart argentino, Fontana seguiu para a Europa e, em 1995, conquistou o prestigioso título da Fórmula 3 Alemã, superando nomes como Ralf Schumacher, Jarno Trulli e Alexander Wurz. No mesmo ano, teve seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1, pela equipe Sauber. Nos dois anos seguintes, o argentino atuou como piloto de testes da equipe.

Em 1997, o titular Gianni Morbidelli fraturou o braço, abrindo espaço para Fontana disputar o Grande Prêmio da França, onde infelizmente teve que abandonar após um acidente.

Nas duas corridas seguintes, na Inglaterra e na Alemanha, terminou em nono lugar, resultados que hoje renderiam pontos, mas naquela época apenas os seis primeiros colocados pontuavam. Morbidelli logo retornou ao carro titular, deixando Fontana à espera de uma nova oportunidade.

Com um desempenho discreto na sessão de classificação e uma multa de US$ 5 mil por exceder o limite de velocidade nos boxes, Fontana largou em 18º no grid. Na primeira volta, caiu para a 22ª e última posição. Durante a corrida, ele gradualmente progrediu, até que foi alcançado por Michael Schumacher e Jacques Villeneuve, que estavam disputando acirradamente a vitória e o título.

Fontana rapidamente cedeu passagem para Schumacher, que se distanciou. Em seguida, Villeneuve tentou ultrapassar o argentino, mas foi bloqueado de forma enfática, resultando em um aumento na diferença entre eles de menos de um segundo para quatro segundos.

Villeneuve conseguiu ultrapassar Fontana depois que o argentino finalmente abriu caminho. Determinado, Fontana continuou a perseguição a Schumacher até que a tentativa de ultrapassagem resultou em um choque deliberado provocado pelo alemão.

Schumacher acabou se prejudicando, enquanto Villeneuve conseguiu prosseguir na corrida. No final, o canadense cedeu as primeiras e segundas posições a Mika Hakkinen e David Coulthard, da McLaren, e conquistou seu único título na Fórmula 1.

Logo após o incidente, Fontana foi acusado de prejudicar Villeneuve deliberadamente devido ao fato de sua equipe, a Sauber, usar motores Ferrari, o que favoreceria Schumacher, piloto da Ferrari.

No entanto, apesar das suspeitas, Schumacher não conseguiu conquistar o título, e Fontana nunca mais competiu na Fórmula 1. Em 1998, o argentino estava próximo de fechar um acordo com a Tyrrell, mas acabou perdendo a vaga para o brasileiro Ricardo Rosset.

Em 2006, Fontana admitiu ao jornal argentino “Olé” que deliberadamente bloqueou Villeneuve após receber uma ordem expressa de Jean Todt, diretor esportivo da Ferrari, dada momentos antes da corrida, dentro do motorhome da Sauber.

Dono da equipe na época, Peter Sauber rebateu categoricamente o argentino. – A Ferrari nunca expressou o desejo de obstruir os oponentes de Schumacher na pista.

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