Saiba por que o GP da Áustria de 1987 é considerado um dos mais caóticos da Fórmula 1?

0

Para os amantes de Fórmula 1, poucas corridas foram tão agitadas como o Grande Prêmio da Áustria em 1987, no lendário e assustador circuito de Österreichring. Na época, a pista era considerada a mais rápida do mundo, superando até Monza, que é conhecida por suas altas velocidades.

Até os dias atuais, o circuito mescla a beleza das montanhas da Áustria com momentos inesquecíveis, que trazem excelentes recordações aos aficcionados do esporte. Contando com curvas super velozes e poucas áreas de escape, a corrida de 1987 certamente escreveu um grande capítulo na história da F1.

A Corrida Inesquecível de Österreichring

Quase todas as emoções possíveis foram vivenciadas nessa competição. Desde um atropelamento de cervo, até três tentativas de largada, uma disputa acirrada pela vitória entre companheiros de equipe, falta de bandeirada para o vencedor e uma trapalhada do ganhador, que bateu a cabeça numa passarela de concreto a caminho do pódio. É difícil imaginar outro grande prêmio com tantos incidentes!

Quem dominou o GP da Áustria de 1987?

A equipe Williams-Honda demonstrou total superioridade naquele final de semana. A disputa acirrada ficou entre os companheiros de equipe, Nelson Piquet e Nigel Mansell. Piquet conseguiu superar Mansell por uma estreita margem de apenas 0.102 segundos, com uma impressionante média de velocidade de 256.622 km/h.

No entanto, o que muitos lembram daquela corrida não foi a performance dos pilotos, mas os muitos incidentes incomuns. Desde o atropelamento de um cervo durante os treinos por Stefan Johansson, até os vários acidentes durante as largadas. Foram necessárias três largadas para finalmente dar início à corrida, um recorde na Fórmula 1 naquela época.

Por que o Grande Prêmio da Áustria de 1987 é tão lembrado?

A corrida é icônica principalmente por ser a última corrida da F1 no original circuito de Österreichring. Após a corrida de 1987, o circuito foi retirado do calendário devido aos muitos incidentes e protestos dos pilotos, que consideraram o circuito muito perigoso. Mas não podemos esquecer o desempenho impressionante da equipe Williams, especialmente Nigel Mansell, que conquistou uma vitória importante, embora um tanto dolorosa, depois de bater a cabeça em uma passarela.

A Fórmula 1 só voltaria para a Áustria dez anos depois, após uma grande reforma no autódromo e uma redução na extensão do traçado. O circuito passou a ser conhecido como A1-Ring e posteriormente como Red Bull Ring. Mas a corrida de 1987 definitivamente marcou época, com seu misto de emoções e incidentes, e é uma grande parte da rica história da Fórmula 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.