Saiba o REAL motivo do Rio de Janeiro NÃO receber corridas de Fórmula 1

0

De 3 a 5 de novembro, o mundo das corridas automobilísticas terá os holofotes voltados para a cidade de São Paulo. A 20ª etapa do renomado campeonato da Fórmula 1, o GP do Brasil, promete sacudir o Autódromo de Interlagos, palco conhecido por momentos icônicos na história deste esporte.

São Paulo, uma capital com tradição na F1, se solidifica cada vez mais como a casa desse evento no Brasil. E, apesar do Rio de Janeiro já ter ensaiado por várias vezes se posicionar como sede, essas propostas não saíram do papel.

Por que a F1 não acontece no Rio de Janeiro?

A Cidade Maravilhosa, durante muitos anos, foi lar do Autódromo Internacional Nelson Piquet, também chamado de Autódromo de Jacarepaguá. Inaugurado em 1977, o autódromo, porém, foi desativado e desmontado em 2012 para as obras para as Olimpíadas de 2016.

Logo depois, o governo carioca iniciou a busca por um novo lugar para o autódromo. No final, o escolhido foi o bairro de Deodoro, situado na Zona Norte da cidade.

Qual foi o destino do proejeto de Autódromo no Rio de Janeiro?

Apesar da empolgação inicial com o anúncio do autódromo em Deodoro, obstáculos encerraram o sonho da F1 no Rio de Janeiro – ao menos por enquanto. Ao longo da realização do projeto, as autoridades se depararam com enormes dificuldades para obtenção da licença ambiental para a construção da pista.

Assim sendo, a FIA, responsável pela Fórmula 1, firmou um acordo de cinco anos com a gestão do Autódromo de Interlagos. Isso acabou por arrefecer o interesse em Deodoro. Em 2021, o projeto do autódromo carioca foi engavetado depois que a Câmara Municipal transformou a Floresta do Camboatá em um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS).

Qual a Programação do GP do Brasil de Fórmula 1?

A emoção começa já no dia 3 de novembro, uma sexta-feira, com um treino livre às 11h30 e a classificação às 15h. No sábado, a classificação Sprint acontece às 11h e a Corrida Sprint às 15h30. O ponto alto será no domingo (5), com o desfile de pilotos ao meio-dia e a corrida, composta por 71 voltas, às 14h.

Após o GP do Brasil, ainda restarão mais duas corridas para fechar a temporada 2023 da Fórmula 1: o GP de Las Vegas, em 19/11, e o GP de Abu Dhabi, no dia 26/11.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.