Rubens Barrichello abriu o jogo e revelou o que fez após entregar corrida para Schumacher na Áustria

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Rubens Barrichello é considerado por muitos como um dos maiores pilotos brasileiros que passaram pela Fórmula 1 na era pós-Senna. A melhor fase da sua carreira aconteceu na Ferrari, onde ele correu entre os anos de 2000 a 2005. Barrichello foi importante para ajudar a equipe na conquista dos Mundiais de Construtores neste período. Porém, ele também encarou alguns momentos tristes.

Um dos maiores foi no Grande Prêmio da Áustria de 2002. Ao longo da corrida, Rubinho conseguiu manter um desempenho consistente e estava perto de conseguir vencer. Porém, nas últimas voltas, a equipe italiana pediu para que o brasileiro entregasse a primeira posição para seu companheiro de equipe, Michael Schumacher. Ele fez isso nos metros finais da última volta. Em entrevista concedida ao Flow Podcast, o brasileiro revelou o que fez logo após deixar o carro ainda apontou que a esquadra de Maranello quebrou uma promessa feita a ele em outra situação, em 2001.

“Eu saí do carro e vomitei, de raiva. Porque não era possível. Hoje muita gente já sabe. Mas o que aconteceu? Aquilo foi em 2002. Em 2001, aconteceu a mesma coisa, na mesma pista, só que pela segunda posição. Porque tinha uma McLaren na frente, eu em segundo e Michael em terceiro. Eles pediram, eu troquei, pelo campeonato. Mas eu chamei e falei: ‘E aí, e se eu tivesse ganhando?’. Me disseram que não pediriam, que aí não pediriam. Foram oito voltas de discussão. Eu poderia me queimar. Eu falei: eu vou fazer, mas vou fazer na frente (de todo mundo)”, revelou Rubinho.

Atitude de Rubens Barrichello foi importante para criação de nova regra na Fórmula 1

A atitude de deixar Michael Schumacher passar nos metros finais do GP da Áustria deixou escancarado que o brasileiro tinha sido orientado pela equipe a trocar de posições. Essa ação deixou os fãs da categoria irritados, em especial aqueles que estavam no circuito. Por causa disso, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) decidiu tomar uma atitude drástica.

A entidade proibiu que as equipes dessem ordens para mudanças de posições para os seus pilotos. Isso se manteve até o ano de 2010, quando a entidade decidiu acabar com essa regra por causa do caso entre Fernando Alonso e Felipe Massa no Grande Prêmio da Alemanha, que rendeu a famosa frase: “Fernando is faster than you”.

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