Ricciardo, Gasly e Stroll estão pulando de alegria com nova decisão da FIA
A Fórmula 1 terá em 2026 uma grande mudança em 2026 no seu regulamento técnico, onde os carros sofrerão mudanças significativas com relação ao conceito do monoposto, que ficará menor e mais leve. Porém, para o próximo ano, uma outra mudança pode ser implementada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) em conjunto com a administração da categoria.
Com o objetivo de manter a categoria com mais disputa dentro das pistas e com emoções até o final, a próxima reunião da Comissão de F1 da FIA irá analisar a proposta de alterar a distribuição de pontos na corrida. Ao invés dos dez primeiros, os 12 irão levar pontos para casa. Nomes como Ricciardo, Gasly e Stroll podem ser os que serão mais beneficiados com essa decisão, já que suas equipes não tem conseguido alcançar o Top-10 com frequência.
Equipes maiores não devem se opor a mudança de pontos que será analisada pela FIA
A nova alteração na pontuação para 2025 não prevê mudança no que os sete primeiros colocados recebem. O número de pontos a ser distribuidos será aumentado, o que irá permitir que o 11° e 12° lugar levem para casa uns pontos. Para equipes como a Ferrari e a Red Bull, os seus chefes de equipe já apontaram que não irão se opor a essa mudança.
O principal motivo para isso é o entendimento de que isso não causará impacto na luta no topo do Mundial de Construtores. Já as escuderias do meio do pelotão já se mostraram a favor dessa alteração, já que ela trará mais disputa e igualdade entre as equipes. Ainda não foi revelada quando acontecerá a próxima reunião da Comissão de F1 da FIA.