Revelados os circuitos da Europa que podem entrar no esquema de “rodízio” da Fórmula 1
A Fórmula 1 segue com seu plano de alternar algumas corridas europeias, buscando preservar circuitos “históricos” no calendário e, ao mesmo tempo, dar espaço para países emergentes que desejam ingressar no seleto grupo de eventos da categoria.
A informação foi confirmada pelo presidente do Grupo Fórmula 1, Stefano Domenicali, que detalhou aos investidores os planos futuros da Liberty Media. O objetivo é expandir o calendário para locais como Argentina, Ruanda e África do Sul, que há meses tentam garantir uma vaga, sem ultrapassar o limite de 24 corridas previstas.
Stefano Domenicali declarou: “Em breve teremos algumas novidades para compartilhar” – conforme citado pelo Autosport sobre a possibilidade de termos GPs rotativos na Europa e novas opções em vista.
É verdade que há uma forte demanda de novas localidades querendo entrar no calendário, e nossa escolha sempre será um equilíbrio entre os benefícios econômicos e o potencial de mercado, para fortalecer ainda mais nosso negócio. Acreditamos que o número atual de 24 GPs é o ideal.”
O gestor, que também tem raízes em Imola, acrescentou: “As propostas que chegam à nossa mesa nos permitem fazer escolhas ainda melhores para o futuro. Precisamos ser equilibrados e não focar apenas na proposta financeira pura, que varia de região para região. Nosso papel é oferecer as opções certas aos nossos investidores. É um momento crucial para garantir uma estratégia sólida, e estamos confiantes de que isso ajudará a fortalecer nossa plataforma esportiva, social e comercialmente.”
Mudanças no calendário da F1 A Liberty Media pretende abrir espaço para corridas fora da Europa, alternando anualmente alguns dos circuitos históricos, em um modelo semelhante ao do GP da Alemanha, que revezava entre Nürburgring e Hockenheimring.
Pistas que podem entrar no revezamento do calendário
Entre os candidatos à alternância estão Barcelona, que pode revezar com Zandvoort, além de Spa e Imola, dificultando a manutenção da dupla de corridas na Itália com Monza. Vale lembrar que alguns circuitos europeus, como Madrid, Red Bull Ring, Silverstone e Hungaroring, recentemente assinaram extensões de longo prazo para continuar no calendário.