Revelados novos detalhes da saída de Daniel Ricciardo da Fórmula 1
Dias depois do Grande Prêmio de Singapura, a Racing Bulls, após muitos rumores e especulações, anunciou a demissão de Daniel Ricciardo. O piloto australiano não estava conseguindo apresentar os resultados esperados, sendo derrotado constantemente pelo seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda. Para o seu lugar, a equipe decidiu dar uma oportunidade a Liam Lawson, que tem contrato para correr com a equipe até o final deste ano.
A demissão de Ricciardo já era esperada, porém a forma como aconteceu surpreendeu a todos. Em entrevista concedida à imprensa logo após a corrida, Ricciardo adotou um tom de despedida, mesmo que não tivesse ocorrido o anuncio. Em entrevista ao Auto Motor und Sport o CEO da VCARB, Peter Bayer, comentou sobre como foi a saída do piloto da equipe. Ele destacou que a demora para anunciar a decisão partiu de um pedido do própio piloto.
“Combinamos com Daniel que não comunicaríamos isso. Sabíamos que pareceríamos um pouco ultrapassados como equipe. Mas também fizemos isso para proteger o piloto. Era o desejo dele. Ele acreditou até o fim que terminaria na frente na qualificação e mostraria a todos. Nunca vi tanta força mental em um atleta. Como equipe, nos colocamos na frente dele. Se Daniel tivesse dirigido até Abu Dhabi, então é claro que teríamos comemorado sua despedida com fogos de artifício e uma foto no grid. Era isso que todos gostariam que acontecesse”, afirmou Bayer.
Em meio a saída de Daniel Ricciardo da Fórmula 1, Max Verstappen elogiou antigo companheiro de equipe
No Grande Prêmio dos Estados Unidos, que aconteceu semanas depois do anúncio da demissão de Daniel Ricciardo, Max Verstappen, que foi companheiro de equipe do piloto na Red Bull, elogiou a carreira que o australiano teve ao longo da F1 e criticou a decisão da VCARB em tirar o australiano nessa reta final.
“Acho que ficou bem claro para mim e para Daniel que aquela seria a última corrida. Da minha parte, acho que poderia ter sido tratado de forma um pouco diferente. Também para ele, porque ele sabia, mas não consegue dizer exatamente. É uma pena, sabe. Ele fez muito pela F1. Ele venceu corridas. Ele teve corridas incríveis. Acho que merecia uma saída melhor.”