Ninguém poderia imaginar na virada de 2023 para 2024 que Lewis Hamilton seria anunciado pela Ferrari. Mas o que parecia impossível acabou virando realidade e a notícia pegou todo mundo de surpresa. Além disso, causou a dúvida sobre qual o motivo que levou Hamilton a trocar o time alemão pela equipe italiana.
A insatisfação com as decisões técnicas da Mercedes e a influência de Loic Serra foram fatores-chave na mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari. O inglês optou por deixar a Mercedes ao final da temporada de 2024 para se transferir para a equipe italiana, sendo essa decisão parcialmente motivada pela saída do engenheiro Loic Serra.
Hamilton ativou uma cláusula de rescisão em seu contrato atual com a Mercedes e concordou em se juntar à Ferrari para formar dupla com Charles Leclerc a partir de 2025.
O heptacampeão aproveitou a dominância inicial da Mercedes na era dos motores V6 turbo-híbridos para igualar os sete títulos de Michael Schumacher e também quebrou o recorde anterior de vitórias em corridas.
No entanto, Hamilton concluiu os dois últimos anos sem uma vitória, com problemas enfrentados pela equipe de Brackley desde o retorno dos carros com efeito solo em 2022.
Engenheiro foi fator importante para decisão de Hamilton
Segundo o RacingNews365, a iminente chegada de Serra, que atuava como Chefe de Desempenho de Veículos na Mercedes, à Ferrari no próximo ano desempenhou um papel na decisão surpreendente de Hamilton.
A origem dos problemas da Mercedes nesta era regulatória pode ser rastreada até a decisão de construir sidepods finos e a persistência nesse conceito no último ano. Especula-se que Serra era contra essa filosofia, que foi montada pela equipe técnica liderada por Mike Elliott, que optou por sair no meio do último ano.
Hamilton expressou no início do ano passado sua frustração com a Mercedes, argumentando que as queixas que ele expressou sobre a máquina de 2022 não foram abordadas na temporada seguinte.
Serra decidiu aceitar o contrato da Ferrari para ajudar a fortalecer os quadros técnicos da marca italiana antes de James Allison retornar ao papel de Diretor Técnico na Mercedes.
Allison esteve supervisionando um conceito de carro renovado no desafiante W15 da equipe alemã, com o britânico detalhando que estava otimista de que isso eliminou as características traseiras “malignas” que prejudicaram tanto Hamilton quanto George Russell ao longo da temporada 2023.
No entanto, os primeiros resultados no Bahrein e na Arábia Saudita, que deram início a temporada 2024, não foram nada animadores. Hamilton inclusive vem sofrendo bastante com o novo carro, tendo ficado atrás do companheiro Russell nas duas oportunidades.