Revelado: Incidente envolvendo Sergio Pérez trouxe dor de cabeça para Red Bull
O acidente envolvendo Sergio Perez e Carlos Sainz no final do GP do Azerbaijão foi um golpe duro para a Red Bull Racing. Além de danificar gravemente seu carro, perder um pódio esperado e pontos preciosos no mundial de construtores, o incidente também permitiu que Lando Norris reduzisse a diferença em relação a Max Verstappen no campeonato de pilotos. Em entrevista ao Formu1a.uno, o consultor da equipe, Helmut Marko, descreveu a situação como uma verdadeira ‘avalanche’ desencadeada pelo acidente.
Tudo começou na penúltima volta da corrida, quando Perez perdeu uma posição para Charles Leclerc, e Carlos Sainz, companheiro de Leclerc, também ultrapassou o mexicano, garantindo o terceiro lugar.
Pérez tentou recuperar a posição de Sainz, mas os dois colidiram, resultando em um acidente que encerrou a corrida para ambos. O carro de Pérez ficou seriamente danificado, e com a Red Bull enfrentando uma escassez de peças de reposição para as novas atualizações, isso pode causar problemas nas próximas corridas.
Além disso, os problemas para a Red Bull se agravaram quando, pouco antes da entrada do safety car virtual (VSC) devido ao acidente, Verstappen começou a tentar a volta mais rápida. No entanto, o VSC impediu que ele completasse a volta mais rápida e, como resultado, Lando Norris conquistou o ponto extra.
Consultor falou sobre o impacto do incidente
Marko comentou sobre a situação do ponto de vista da Red Bull: “Foi como uma avalanche… Sem os danos do acidente, a situação não teria sido tão ruim. Mas também afeta todos os funcionários da equipe, pois o bônus que eles recebem é pelo campeonato de construtores, não pelo campeonato de pilotos.”
“Não há motivo para pânico por agora, mas o carro de Checo está muito danificado, o que nos cria desafios com as peças disponíveis e a configuração adequada. Acredito que o verdadeiro potencial só será visível em Austin”, finalizou Marko.