Max Verstappen teve um fim de semana agitado no GP de Miami de Fórmula 1, apesar de conquistar a pole position para a corrida de domingo após vencer a corrida Sprint. No entanto, no dia da corrida, Lando Norris capitalizou a entrada do safety car para assumir a liderança após seu pit stop único e garantir sua primeira vitória na Fórmula 1.
Os contratempos de Verstappen, incluindo um quase acidente na largada com seu companheiro de equipe Sergio Perez e danos no difusor, o prejudicaram. Além disso, um erro na volta 21, onde Verstappen passou reto na curva 14, resultou em danos no assoalho do carro.
Horner explicou o que aconteceu com erro de Verstappen
O chefe de equipe Christian Horner explicou: “Ele atingiu a proteção na volta 20, causando danos significativos na parte inferior do carro”. Isso levanta a questão de até que ponto esses danos afetaram Verstappen. Durante a corrida, seu engenheiro Gianpiero Lambiase comunicou que Verstappen estava perdendo tempo, especialmente na curva 1.
Horner confirmou após a corrida que Verstappen estava perdendo dois décimos e meio por volta na curva 1, embora as imagens sugerissem que esse não fosse o desempenho esperado.
As imagens revelaram um pequeno buraco no assoalho e a quebra de uma pequena peça de carbono após Verstappen saltar sobre a zebra. Dado o papel crucial do assoalho na geração de pressão aerodinâmica, é claro que Verstappen perdeu velocidade.
Ele perdeu em média três décimos por volta com pneus mais desgastados, com a maior parte dessa perda atribuída à curva 1. Embora Norris também estivesse mais rápido em outras áreas, é plausível imaginar que a disputa teria sido mais acirrada se Verstappen não tivesse cometido esse erro.