Revelada data que Andretti deve receber o SIM e ser CONFIRMADA na F1
A Andretti tem lutado desde o início do ano para conseguir ser aceita dentro da Fórmula 1. Inicialmente, a equipe havia conseguido receber a aprovação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), após ser a única equipe a conseguir chegar no estágio final das candidaturas para se juntar ao mundo da F1. Porém, a direção da categoria rejeitou a entrada da equipe. Um dos argumentos apresentados foi de que as equipes não queriam uma 11° escuderia no grid, o que representa uma diminuição nas premiações recebidas.
Desde então, a Andretti tem seguido seus investimentos e trabalha com a chance de se juntar à F1 em 2026. Inclusive, o Comitê Judicial da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos abriu uma investigação, sob a suspeita de que a categoria poderia estar infringido uma das regras de livre mercado do país. Após meses de impasse, o portal de notícias Racing News 365 revelou que a direção da F1 está inclinada a aprovar a chegada da Andretti.
Andretti pode ser aprovada para se tornar a 11° equipe da Fórmula 1
Um dos principais motivos para essa mudança de pensamento é a saída de Michael Andretti do cargo de CEO da equipe e a entrada de Dan Towriss. Com essa mudança, a categoria está disposta a dar seguimento ao projeto da Andretti, que pode ter como grande trunfo a parceria com a General Motors, que planeja usar a marca Cadillac para a fabricação das unidades de potência da equipe para 2028.
No projeto apresentado no início deste ano, a equipe não havia confirmado a parceria com a GM, o que também pode ter contribuido para a negativa da direção da categoria. Com a entrada da GM como parceira da Andretti, existe o interesse da categoria em ter mais uma fabricante de motores, já que ela irá perder a Renault para 2026. Em entrevista à imprensa, Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou sobre a possível entrada da esquadra norte-americana.
“Temos uma obrigação como diretores de apresentar um ponto de vista sobre o que é melhor para nossa companhia e nossos funcionários, e fizemos isso. Acho que se um time pode adicionar ao campeonato, especialmente se a GM decidir chegar como dona, é uma história diferente”, comentou Wolff.