Os papéis se inverteram na Aston Martin no GP da Emília-Romagna. Fernando Alonso, o grande piloto da equipe teve que assumir o papel de coadjuvante “ajudando” o companheiro Lance Stroll a pontuar na corrida disputada em Ímola.
O chefe da Aston Martin, Mike Krack, revelou que a equipe priorizou Lance Stroll no GP da Emília-Romagna de Fórmula 1, sacrificando a corrida de Fernando Alonso para garantir que o canadense pontuasse.
Alonso sofreu um acidente no TL3 e teve que largar do pit lane. A Aston Martin quebrou regras do parque fechado para ajustar a suspensão do carro do espanhol, que começou a corrida com pneus macios e parou cedo, na sétima volta.
Essa estratégia beneficiou Stroll, que prolongou seu primeiro stint e colocou pneus mais novos após as paradas dos rivais. O canadense ultrapassou Nico Hulkenberg e Yuki Tsunoda, terminando em nono lugar e conquistando dois pontos.
“Saímos de Ímola com dois pontos importantes graças a uma grande pilotagem de Lance e uma excelente estratégia de equipe”, disse Krack. “Lance fez funcionar sua parada única com um longo primeiro stint, enquanto a parada antecipada de Fernando no início da corrida ajudou a forçar outros pilotos a pararem mais cedo.”
Alonso teve papel importante para pontuação do canadense
Apesar das declarações oficiais, fica claro que Alonso teve um papel secundário em Ímola devido às circunstâncias do fim de semana. Com poucas chances de pontuar após a sessão de classificação ruim, o espanhol ‘jogou pelo time’, servindo como cobaia para a equipe testar atualizações no carro.
“Foi um fim de semana difícil para nós”, reconheceu Alonso. “Larguei do pit lane e mudamos algumas coisas no acerto do carro. Isso nos permitiu coletar muitos dados que precisamos analisar nos próximos dias.”
“Optamos pelos pneus macios no início da corrida e esperávamos um Safety Car para mudar as coisas. Como nada aconteceu, tentamos compostos diferentes e basicamente usamos a prova como uma sessão de testes”, acrescentou.
Com a briga no pelotão intermediário cada vez mais acirrada, a Aston Martin precisa evoluir para brigar por resultados mais consistentes. O próximo desafio será em Mônaco, onde a sessão de classificação é ainda mais importante. Alonso sabe da importância de brilhar no sábado para ter chances no domingo.
“A sessão de classificação dita tudo em Ímola, e será o mesmo em Mônaco, então precisamos fazer aquele sábado perfeito que obviamente torna as coisas mais fáceis para o domingo”, finalizou o espanhol.