Relembre os últimos cinco brasileiros que estrearam na Fórmula 1

0

Na última quarta-feira (6), a Sauber surpreendeu todo o mundo do automobilismo ao anunciar a contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada. O brasileiro que atualmente disputa a sua primeira,e última, temporada na Fórmula 2, onde é forte candidato ao título, irá formar dupla com Nico Hulkenberg. A chegada dele também marca o fim de um jejum de sete anos sem a presença de um brasileiro no grid titular da principal categoria do automobilismo mundial.

Ainda, a contratação de Bortoleto também coloca fim a longa ausência de brasileiros que estreiam no grid da F1. O último piloto do Brasil a disputar sua primeira corrida na F1, como integrante do grid titular, foi Felipe Nasr. Em 2015, ele foi contratado pela Sauber, por onde vários brasileiros, como Felipe Massa, já passaram. Já o último brasileiro a disputar uma corrida pela F1 foi Pietro Fittipaldi, que substituiu Romain Grosjean por duas corridas na Haas em 2020. Porém, ele não entra na lista daqueles que fizeram parte do grid principal da categoria.

Brasileiro renomado da Fórmula E já fez parte do grid titular da Fórmula 1

Antes de Felipe Nasr, outro piloto que estrou no grid da Fórmula 1 foi Lucas Di Grassi, que atualmente é um nome renomado na Fórmula E. Em 2010, o brasileiro foi piloto da Virgin. Por lá, ele não teve muito sucesso e acabou deixando a equipe ao final daquele ano. Ainda em 2010, Bruno Senna fez sua estreia na categoria como piloto da Lotus, sendo que seguiu na F1 até 2012. Em 2008, Nelsinho Piquet correu pela primeira vez na principal categoria do automobilismo mundial, pela Renault. Confira a lista dos últimos cinco pilotos brasileiros a estrearem no grid titular da F1.

  1. Gabriel Bortoleto (Sauber) – 2025
  2. Felipe Nasr (Sauber) – 2015
  3. Lucas Di Grassi (Virgin) – 2010
  4. Bruno Senna (Lotus) – 2010
  5. Nelsinho Piquet (Renault) – 2008
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.