Relembre 5 momentos que ninguém esperava no GP Brasil de Fórmula 1

0

No último domingo (3) aconteceu o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1, que antigamente era nomeado de GP do Brasil. Realizado de maneira contínua em Interlagos desde 1990, a prova já contou com diversos momentos únicos e que poucas pessoas esperavam. Nesta edição, a vitória de Max Verstappen pode ser considerado um desses momentos. Mesmo que a Red Bull tenha um bom carro, o fato do piloto ter largado na 17° posição em uma corrida com chuva, ou seja em que os pilotos não puderam abrir o DRS, Verstappen conseguiu ter uma grande atuação e venceu com maestria.

Nos últimos anos, outros momentos raros aconteceu. O mais recente foi em 2022, com Kevin Magnussen, que na época corria na Haas. Assim como esse ano, a chuva também chegou em Interlagos durante a sessão de classificação para a corrida sprint. Na última sessão, o tempo fechou completamente e começou a chover. Isso foi o suficiente para Kevin Magnussen fazer a volta mais rápida, sendo essa a primeira pole position da esquadra norte-americana, seja nas corridas completas ou de menor duração.

GP do Brasil de Fórmula 1 contou com presença de equipe brasileira no pódio e Toro Rosso no pódio

Em 2019, na última edição em que a corrida de São Paulo recebeu o nome de Grande Prêmio do Brasil, a Toro Rosso, equipe júnior da Red Bull, conseguiu ter um grande desempenho com Pierre Gasly, que terminou a prova na segunda posição, conseguindo superar Lewis Hamilton, com direito uma disputa roda a roda nos metro finais. Além de pódios inéditos, Interlagos também contou com vitórias inéditas, como foi o caso de Giancarlo Fisichella, no GP do Brasil de 2003, que foi marcada por ser uma prova caótica.

Com várias batidas ao longo da corrida, o GP do Brasil de 2003 foi ainda mais caótico do que a prova que aconteceu neste ano em Interlagos. Com vários pilotos abandonado a corrida, Fischella conseguiu sobreviver a prova e terminou na primeira posição. Porém, sua vitória só foi reconhecida na semana seguinte, no GP de San Marino. A prova em território brasileiro ainda contou com o primeiro, e único, pódio de um piloto na F1 e a primeira vez que uma equipe do Brasil conseguia terminar entre os três primeiros colocados, sendo que ambos aconteceram quando a prova era disputada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Confira qual a lista dos cinco momentos inesperados no GP do Brasil da F1:

  1. Pole Position na corrida sprint de Kevin Magnussen com a Haas (2021)
  2. Segundo lugar de Pierre Gasly com a Toro Rosso (2019)
  3. Vitória de Giancarlo Fisichella (2003)
  4. Pódio de Gugelmin (1989)
  5. Segundo lugar da Copersucar-Fittipaldi (1978)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.