Com uma enorme experiência na Fórmula 1, Fernando Alonso ainda é surpreendido com algumas coisas na categoria. E neste fim de semana, o bicampeão do mundo teve uma surpresa nada agradável ao cruzar a linha de chegada.
A confusão em relação à sua posição fez com que Fernando Alonso acreditasse que tinha assegurado um ponto no Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. Mas a regra de pontuação que premia apenas os 10 primeiros não deixou dúvidas e o espanhol foi informado de que terminou em 11º lugar.
O piloto da Aston Martin passou a maior parte da corrida trabalhando em equipe para estabelecer uma vantagem para Lance Stroll. Essa vantagem seria útil para Stroll abandonar seus pneus médios e manter sua posição na corrida.
Alonso entendia que estava lutando pelo décimo lugar e, quando Stroll enfrentou um pneu furado, o espanhol assumiu a responsabilidade de conquistar um ponto na corrida.
Isso o levou a resistir com sucesso aos ataques de Daniel Ricciardo, mesmo estando com pneus médios desgastados, que ele conseguiu gerenciar habilmente durante a corrida. No entanto, ele foi surpreendido ao descobrir que não seria recompensado pelos seus esforços.
“Fiquei confuso porque quando [aumentamos a diferença] e Lance estava na minha frente após os pit stops, eles disseram: ‘ok, garantimos o 10º lugar’. Temos feito tudo isso até o último ponto”, explicou Alonso.
Alonso falou sobre regra durante bandeira vermelha
Alonso ponderou que a dinâmica da corrida deveria reacender o debate sobre a permissão de troca de pneus durante períodos de bandeira vermelha. Para ele, essa medida privou a corrida de “seu único ponto de interesse”, e considerou que optar por permanecer com os pneus médios até o final, após ter largado com os duros, foi um risco que não se mostrou vantajoso no final.
“Quando há uma bandeira vermelha e você troca os pneus e vai até o fim, o único ponto de interesse em uma corrida de Mônaco são os pit stops que você tem que fazer “, afirmou Alonso.
“Talvez reabra as conversas de quando há bandeira vermelha, não trocar pneus ou ser obrigado a ter o mesmo pneu ou algo assim, porque senão tem certas ocasiões que a corrida fica comprometida.”