Red Bull pode estender a mão para Andretti finalmente entrar na F1

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Helmut Marko, consultor sênior da Red Bull, revelou que há diversos interessados circulando em torno da possibilidade de venda da segunda equipe RB, o que renova as esperanças de que a Andretti possa entrar no grid da Fórmula 1.

Andretti tem feito grandes esforços para ingressar na categoria máxima do automobilismo como a nova 11ª equipe, com a garantia de aprovação do corpo diretivo da FIA e um plano para estrear na temporada de 2025.

Fórmula 1 recusou a oferta da Andretti

No entanto, a Fórmula 1 tinha uma perspectiva diferente e recusou a oferta da Andretti, apesar do apoio da gigante automobilística norte-americana General Motors, que se comprometeu a se tornar um fabricante de motores para a F1.

A F1 sugeriu que a série teria mais a oferecer para a Andretti do que o contrário, enquanto a equipe enfrentou muita resistência das equipes existentes, que estavam preocupadas com os possíveis impactos financeiros de uma nova equipe na distribuição de receitas.

Parece que adquirir uma equipe existente é a única opção viável, o que agora é uma possibilidade que está potencialmente em consideração para a Andretti.

Embora a Red Bull tenha negado os rumores de que estava considerando vender sua segunda equipe no ano passado, em vez de renomeá-la para Visa Cash App RB para a temporada de Fórmula 1 de 2024, Marko agora sugeriu uma possível venda com muitos interessados. Seria razoável pensar que a Andretti seja um deles.

Questionado pela OE24 sobre os rumores de que a equipe RB estava à venda, Marko respondeu: “Há muitos interessados, mas, em última análise, é uma decisão dos acionistas”.

A decisão da Fórmula 1 de rejeitar a proposta da Andretti atraiu muitas críticas, apesar de o presidente da F1, Stefano Domenicali, ter defendido firmemente que o processo foi conduzido corretamente.

Há especulações de que o próximo Acordo Concorde, que todas as equipes devem assinar, possa incluir um aumento na taxa anti-diluição, a qual uma nova equipe deve pagar para ser dividida entre as já existentes de US$ 200 milhões para US$ 600 milhões.

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