A vitória dominante da McLaren no GP da Holanda não apenas alarmou a Red Bull, mas também acelerou a implementação de atualizações no RB20. Helmut Marko garantiu que a equipe tem uma ideia clara dos problemas no carro e está trabalhando rapidamente para introduzir melhorias. O objetivo é conter o avanço de Lando Norris e manter a liderança no Mundial de Construtores.
O evento em Zandvoort, realizado no último domingo (23), mostrou uma virada inesperada em relação ao início da temporada 2024 da Fórmula 1. Desde a classificação, Norris demonstrou seu domínio, superando Max Verstappen por 0s3. Na corrida, apesar de uma largada abaixo do esperado, que tem se tornado um padrão, Lando manteve um ritmo impressionante e terminou 22s à frente do tricampeão.
Qual o motivo da queda da Red Bull?
Diversos fatores explicam a queda de desempenho da Red Bull e o subsequente domínio da McLaren. O principal deles é o circuito neerlandês, conhecido por ser extremamente técnico e travado, características que não favorecem o RB20. Em contraste, o MCL38 se destaca pela sua versatilidade em diferentes tipos de pista, fazendo com que os “papaias” se apresentassem como favoritos à vitória.
No final da corrida, o consultor da Red Bull forneceu mais detalhes à Servus TV. “Parte da dificuldade foi específica do circuito, e outra parte se deveu à temperatura relativamente baixa. O interessante é que [Oscar] Piastri estava acompanhando o ritmo de Lando após o pit-stop, mas, quando ficou preso atrás de [Charles] Leclerc, as coisas não saíram como esperado”, avaliou.
“Infelizmente, a situação não foi a mesma para Lando quando ele ultrapassou Max. Houve algumas inconsistências, mas fomos claramente e severamente derrotados, o que é um ponto alarmante”, destacou.
A próxima corrida será no icônico circuito de Monza, na Itália, uma pista de alta velocidade que tende a favorecer o carro da Red Bull mais do que Zandvoort. Marko também mencionou que o trabalho continua intensamente para introduzir novidades o mais rápido possível.
“Sabemos mais ou menos onde estão os problemas. O carro precisa de mais equilíbrio, o que significa que o piloto terá mais confiança e menos derrapagens, melhorando o desgaste dos pneus. Há algumas melhorias em andamento. Quanto tempo levará até termos essas atualizações? Dada esta derrota, é mais provável que cheguem antes do que depois”, completou.
Atualmente, Verstappen lidera com 295 pontos, contra 225 de Norris, uma diferença de 70 pontos. Restam 258 pontos em disputa até Abu Dhabi. No Campeonato de Construtores, a Red Bull ainda está na liderança com 434 pontos, mas a vantagem sobre a McLaren é de apenas 30 pontos.