Quem venceu a primeira corrida da história da Stock Car?

0

Na década de 70, a Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet criou uma competição inspirada pela famosa corrida americana Nascar – a Stock Car. No dia 22 de abril de 1979, dez carros, baseados em veículos comuns de passeio, deram início a primeira corrida da competição no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. Naquela ocasião, a vitória ficou com Affonso Giaffone e seu Opala 250 S, porém, o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes.

Os anos 80 trouxeram uma evolução e consolidação da Stock Car no Brasil. Além da velocidade dos carros ter aumentado e a inclusão de itens de segurança, a popularidade da competição também cresceu, atraindo uma média de 50 mil espectadores para as corridas. A Stock Car também expandiu suas fronteiras, realizando em 1982 a primeira corrida no exterior, no autódromo de Estoril, em Portugal.

Stock Car: Hegemonia de Ingo Hoffmann e evolução da competição

A partir de 1987, a estrutura dos carros da competição começou a ganhar modernização. A carenagem passou a ser incorporada ao chassi do Opala, recebeu equipamentos de segurança mais avançados e melhorou a aerodinâmica. Com o final da década, veio a marca registrada do competidor Ingo Hoffman, que acumulou seis títulos consecutivos a partir de 1989. A hegemonia de Hoffman iria estender-se por toda a década de 90, com ele levando para casa oito títulos.

As novidades na década de 90 vieram com a General Motors que passou a produzir um protótipo monobloco com chassi do Opala e se responsabilizou pela organização da competição. Em 1994, o Omega, adaptado para as corridas, foi adotado como modelo da competição.

Inovações no automobilismo brasileiro na década de 2000

A entrada dos anos 2000 marcou uma revolução na Stock Car. Os carros adaptados para corridas foram aposentados e substituídos por “bolhas” simbolizando os veículos sobre um chassi tubular. Em 2001, a Vicar assumiu a gestão da competição, introduziu motores de oito cilindros importados dos EUA e abriu espaço para a entrada de outras montadoras.

Essas inovações não só atraíram novos competidores, como também fizeram da Stock Car uma competição reconhecida internacionalmente, atraindo grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial. Este sucesso culminou na celebração dos 40 anos da Stock Car em 2019, tornando-se a categoria mais longeva do esporte no país.

No intuito de estabelecer conexão mais próxima com o público, a temporada de 2020 da Stock Car marcou o início de uma nova era para a competição na América do Sul. Agora, os carros utilizados são bastante semelhantes aos que estamos acostumados a ver nas ruas, fortalecendo ainda mais a imagem e o apreço pela Stock Car. Os campeonatos da Stock Car continuam sendo um dos principais eventos esportivos do Brasil, conquistando cada vez mais espectadores e fãs do automobilismo a cada temporada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.