Quem está levando a melhor nas batalhas internas entre os pilotos da Fórmula 1 em 2024?
A principal regra da Fórmula 1 é clara: superar seu companheiro de equipe. E, na temporada 2024, essa meta se mantém para todos os pilotos do grid.
A Fórmula 1 pode ser vista como o esporte de equipe mais individualista do mundo, com os pilotos competindo pelos interesses da equipe, mas, no fundo, priorizando suas próprias ambições.
Com o único comparativo direto no desempenho vindo de quem compartilha a mesma garagem, os confrontos internos e a pontuação final são formas essenciais para avaliar os pilotos. Vamos conferir como estão os duelos de 2024.
Confronto direto na F1 2024: Red Bull
- Max Verstappen 19-1 Sergio Perez
- Sprint: Max Verstappen 4-0 Sergio Perez
Max Verstappen venceu 19 das 22 corridas de 2023, e, para que Sergio Perez se destacasse em uma vitória direta, ele provavelmente teria que subir ao topo do pódio. Ele conseguiu isso nas duas das quatro primeiras corridas de 2023, mas, desde então, Verstappen sempre terminou à frente, somando um recorde de 20-2 no total. Perez buscará melhorar esse resultado em 2024.
Confronto direto na F1 2024: Mercedes
- Lewis Hamilton 8-12 George Russell*
- Corrida: Lewis Hamilton 1-3 George Russell
Lewis Hamilton e George Russell tiveram uma disputa acirrada na qualificação de 2023, empatando em 11-11, mas Hamilton levou vantagem nas corridas com um recorde de 15-6 (ou 16-6, se não fosse desclassificado em Austin). Hamilton quer mostrar, talvez indo para a Ferrari, que ainda é o líder da Mercedes, enquanto Russell busca firmar-se como o próximo líder das Silver Arrows.
Russell abandonou na Austrália na volta 57, mas terminou classificado em 17º. Ele também foi desclassificado na Bélgica, com o ponto para Hamilton.
Confronto direto na F1 2024: Ferrari
- Carlos Sainz 6-12 Charles Leclerc*
- Corrida: Carlos Sainz 2-2 Charles Leclerc
- Oliver Bearman 0-1 Charles Leclerc
Na temporada passada, Leclerc se destacou nas qualificações contra Sainz, mas nas corridas o equilíbrio foi maior. Embora Leclerc tenha sido 15-7 nas qualificações de 2023, o recorde em corridas foi de apenas 11-9 a favor de Leclerc. A dupla Ferrari continua equilibrada, e Leclerc já venceu Sainz no Campeonato de Pilotos por 2 a 1, com uma diferença de seis pontos na última temporada. Sainz foi substituído por Bearman no GP da Arábia Saudita devido a problemas de saúde.
Ambos abandonaram no GP do Canadá.
Confronto direto na F1 2024: McLaren
- Lando Norris 13-7 Oscar Piastri
- Sprint: Lando Norris 2-2 Oscar Piastri
A McLaren mostrou grande evolução em 2023, impulsionada pelo talento de Norris e Piastri. Com um histórico de 17-5 sobre o novato na última temporada, Norris mostrou superioridade, mas a vitória de Piastri no Sprint no Catar deu fôlego ao australiano para aquecer essa rivalidade.
Confronto direto na F1 2024: Aston Martin
- Fernando Alonso 13-7 Lance Stroll
- Sprint: Fernando Alonso 1-3 Lance Stroll
Alonso superou Stroll na qualificação por 19 a 3 em 2023 e somou bem mais pontos na temporada, terminando 17 a 4 à frente nas corridas. Stroll sabe que precisa diminuir a diferença, mas isso não será fácil contra um bicampeão mundial e um dos nomes mais respeitados da F1.
Confronto direto na F1 2024: Alpine
- Esteban Ocon 11-9 Pierre Gasly
- Sprint: Esteban Ocon 2-2 Pierre Gasly
Gasly teve vantagem nas qualificações, ficando 14-8 à frente de Ocon e também terminando acima no campeonato, mas foi Ocon quem cruzou a linha de chegada mais vezes à frente, com um placar de 10-9. Esse confronto interno promete ser um dos mais acirrados de 2024.
Confronto direto na F1 2024: Williams
- Alex Albon 11-2 Logan Sargeant*
- Sprint: Alex Albon 1-2 Logan Sargeant
- Alex Albon 2-3 Franco Colapinto
- Sprint: Alex Albon 0-1 Franco Colapinto
Albon, líder da Williams, mostrou sua força com uma vitória de 22-0 nas qualificações de 2023, enquanto Sargeant trabalhou para se aproximar do companheiro nesta temporada. Com um recorde de 18-3 na última temporada, Albon continuou a dominar até que Sargeant foi substituído por Colapinto nas últimas nove corridas.
Sargeant não largou no GP da Austrália, e ambos abandonaram no GP do Canadá.
Resultados de Confrontos Diretos na F1 2024
RB
- Daniel Ricciardo 8-9 Yuki Tsunoda
Sprint: Daniel Ricciardo 2-1 Yuki Tsunoda - Liam Lawson 2-0 Yuki Tsunoda
Corrida: Liam Lawson 0-1 Yuki Tsunoda
Yuki Tsunoda enfrentou três companheiros de equipe durante a temporada passada, com apenas um breve período ao lado de Liam Lawson, nas quais teve um desempenho ligeiramente inferior. Lawson terminou à frente em três das quatro corridas em que ambos competiram. Tsunoda finalizou a temporada de 2023 com um placar de 13-8 contra seus companheiros e voltará a competir com Lawson no final da temporada, após a substituição de Daniel Ricciardo.
Nenhum dos pilotos concluiu o GP da China.
Sauber
- Valtteri Bottas 13-7 Zhou Guanyu
Sprint: Valtteri Bottas 1-3 Zhou Guanyu
Valtteri Bottas dominou Zhou Guanyu na qualificação com um placar de 15-6 na temporada passada. Porém, nas corridas, o confronto foi mais equilibrado, com Bottas vencendo por 12-9. Ambos estão em seus últimos anos de contrato com a equipe e buscarão se destacar em 2024.
Haas
- Kevin Magnussen 4-14 Nico Hulkenberg
Sprint: Kevin Magnussen 3-1 Nico Hulkenberg - Oliver Bearman 1-0 Nico Hulkenberg
Nico Hulkenberg liderou o placar geral de confrontos com Kevin Magnussen, encerrando a temporada passada em 15-7. Nas corridas, Magnussen reduziu a diferença, alcançando um placar final de 13-9. Em 2024, ambos seguem buscando afirmar seu valor dentro da Haas, que os encara como uma dupla experiente.
Magnussen foi substituído por Oliver Bearman no GP do Azerbaijão após ser suspenso no GP da Itália.
Nenhum dos pilotos concluiu o GP de Mônaco.