Quanto tempo o Brasil não tinha um piloto titular no grid da Fórmula 1?
Na manhã desta quarta-feira (6), a Sauber surpreendeu todos e confirmou a saída de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou ao final desta temporada. Isso fez com que muitos brasileiros já começassem a ter esperança de que Gabriel Bortoleto pudesse ser anunciado. Mesmo com muitos outros grandes nomes sendo candidatos a esse assento, a equipe anunciou a contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada.
O jovem, que é o principal candidato ao título de pilotos da Fórmula 2 desta temporada, já irá ocupar o assento vago da equipe em 2025. Anteriormente, era especulado que ele poderia correr pela equipe apenas em 2026, quando eles irão assumir o nome da Audi, além de usar os motores da montadora alemã. Ainda, Bortoleto deixará o programa de jovens pilotos da McLaren ao final desta temporada. A chegada de Gabriel ao grid titular da F1 marca o fim de um jejum de sete anos sem a presença de um brasileiro.
Brasil não conta com um piloto no grid titular da Fórmula 1 há sete anos
A última vez que o Brasil contou com um piloto brasileiro no grid titular da Fórmula 1 foi em 2017, quando Felipe Massa surpreendeu todos, resolveu adiar sua aposentadoria, e correu pela Williams ao longo daquele ano. Desde então, o país deixou de contar com um representante na categoria por anos. O nome que esteve mais próximo de entrar, antes de Bortoleto, foi Felipe Drugovich.
O piloto foi campeão da Fórmula 2 na temporada de 2022 e poderia receber uma oportunidade na categoria. Ele foi contratado pela Aston Martin para ser piloto reserva e de testes, onde está até hoje. Desde então, ele não conseguiu uma vaga na categoria. Já a última vez que um piloto disputou um Grande Prêmio da F1 foi em 2020, quando Pietro Fittipaldi assumiu o carro da Haas nas duas últimas corridas daquela temporada, para substituir Romain Grosjean, que sofreu um gravíssimo acidente.