Quando as 500 milhas de Indianapolis deixou de fazer parte do calendário da F1?
As 500 milhas de Indianapolis é considerada uma das provas mais importantes no mundo do automobilismo mundial, fazendo parte de uma grande tríade de provas que contam a história do esporte a motor. Além da prova que acontece no Indianapolis Motor Speedway, as 24 horas de Le Mans e o Grande Prêmio de Mônaco da Fórmula 1 são as outras duas provas que compões a tríade das principais etapas de competições automobilísticas.
Atualamente, as 500 milhas de Indianápolis é exclusiva da Fórmula Indy, onde ela é disputada todos os anos. Porém, muitos anos antes, a prova também fazia parte do calendário da Fórmula 1. Porém, ele foi removido em 1960, causando um alívio para as equipes, que na época, compunham o grid da F1. Já naquela época, exisita o interesse da categoria em ter provas nos Estados Unidos. Porém, a falta de interesse das equipes, na época, fizeram com que a ideia não fosse para frente.
500 milhas de Indianapolis deixou o mundo da F1 em 1960
No ano de 1960 foi a última vez que as 500 milhas de Indianapolis fez parte do calendário da Fórmula 1. A principal reclamação das equipes, naquela época, estava relacionada a logística que era necessário para que as equipes pudessem competir. Além disso, a prova tinha o seu própio regulamento e que era totalmente diferente do que era utilizado na F1.
No início, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) estava convicta que para o sucesso da Fórmula 1 no mundo, era necessário que eles disputassem uma prova no país, que no caso seria participar das 500 milhas de Indianapolis. A categoria chegou a correr no circuito onde acontece a etapa anos mais tarde. Em 2006 foi a última vez que o circuito recebeu a F1.