Quando a McLaren conseguirá corrigir as fraquezas que foram identificadas na Arábia Saudita? Durante o fim de semana em Jeddah, a equipe de corrida teve que lidar com algumas deficiências do carro. Estas incluem, entre outras coisas, falta de velocidade máxima, especialmente com o DRS ativado, e dificuldades em curvas longas.
O chefe da equipe, Andrea Stella, ressaltou isso e mencionou que o MCL38 teria um desempenho particularmente forte no primeiro setor de alta velocidade, onde as curvas exigem apenas pequenas correções no volante.
No entanto, ele observou que em curvas longas, como a última, onde é necessário manter o volante por um longo período, o carro enfrenta algumas dificuldades, resultando em perda significativa de tempo.
“Temos algumas fraquezas claras”, observou Lando Norris após o oitavo lugar. “E temos que escolher quais queremos abordar mais.”
Falta de velocidade virou alvo de críticas
Ele expressou críticas específicas em relação à falta de velocidade máxima, que sozinha custou à Red Bull três décimos de segundo na sessão de classificação. O britânico destacou: “É um período significativo de tempo perdido, e é uma perda de tempo na volta que poderia ser facilmente evitada”.
Ele reconheceu a complexidade da situação, porém afirmou que a equipe está trabalhando para solucionar o problema e têm algumas soluções em desenvolvimento.
A questão é: quando ocorrerá a virada? No ano passado, a McLaren teve um início de temporada complicado, mas conseguiu se recuperar. No entanto, essa melhoria durou apenas até a nona corrida em Spielberg.
Felizmente, os problemas deste ano não são tão graves, mas ainda pode demorar um pouco para encontrarmos uma solução. Não há planos para uma grande atualização na próxima corrida na Austrália – e isso não está relacionado com as desafiantes logísticas envolvidas, como observado por Stella.
“Hoje em dia, as atualizações não têm muito a ver com logística”, diz ele. Hoje em dia as pessoas tendem a olhar para o calendário e tentar evitar corridas de velocidade, das quais há duas no calendário depois de Melbourne e Suzuka: Xangai e Miami. Como há apenas uma sessão de treinos livres, não há tempo para verificação.