Após o longo hiato imposto pela pandemia da Covid-19, os amantes da velocidade comemoram a volta por cima da Fórmula 1. Com nova programação agendada para a próxima temporada, a novidade é a confirmação do retorno do Grande Prêmio de São Paulo, previsto para acontecer em 3 de novembro. A corrida em Interlagos tem sido sucesso de bilheteria e o contrato com a F1 foi renovado até 2023. Entre as novidades, temos ainda o regresso do GP da China, ausente há três anos devido às restrições sanitárias.
As pistas do Japão, Azerbaijão e Catar também voltam ao calendário e ganham novas datas. Outra mudança significativa se dá no início da temporada. As duas primeiras corridas do ano, que acontecem no Bahrein e na Arábia Saudita, serão realocadas para os sábados, evitando conflitos com o período do Ramadã, importante feriado religioso Islâmico que acontece entre 10 de março e 9 de abril. As provas nos circuitos de Sakhir e Jeddah estão marcadas, respectivamente, para 2 e 9 de março.
Max Verstappen Lidera a F1 em 2023
Mantendo a tradição desde 2014, o encerramento da temporada continua sendo no GP de Abu Dhabi. Esta prova precede o GP do Catar, que volta ao fim do calendário depois dos problemas de saúde causados pelo calor e alta umidade do outono catari em anos anteriores. No pódio de Abu Dhabi, vimos recentemente o piloto Max Verstappen comemorando sua vitória em 2023.
Como está o Calendário do F1 para 2024?
Muito embora a agenda oficial de 2024 ainda esteja passando por ajustes para atender ao objetivo de se tornar mais sustentável e reduzir deslocamentos entre provas, já temos a confirmação de algumas datas e cidades. Entre elas estão a Arábia Saudita, Austrália, Japão, China e Estados Unidos (com o GP acontecendo em Miami) rumo a uma temporada mais regionalizada.
A Europa também receberá a F1 com a corrida em Emilia-Romagna, na Itália, no dia 19 de maio. Dando uma pausa no velho continente, a competição se desloca para o GP do Canadá e, em setembro, vai para Singapura. A partir daí, inicia-se um tour pelas Américas com passagens pelos Estados Unidos, México, São Paulo e Las Vegas.
O GP de São Paulo Continua a Atrair Fãs da F1
De norte a sul, leste a oeste, o Brasil é um país apaixonado por Fórmula 1. Não à toa, a confirmação do retorno do GP de São Paulo foi amplamente comemorada. O Autódromo de Interlagos, que testemunhou a conquista de grandes campeões, continua sendo um lugar de encontro para os fãs da velocidade. Com a renovação do contrato até 2023, a expectativa é que o evento continue movimentando a economia local e atraindo visitantes de diversas partes do mundo para a capital paulista.
Com todas essas mudanças e ajustes, uma coisa é certa: a temporada 2024 da Fórmula 1 promete fortes emoções. Aos fãs da velocidade, resta apenas se preparar para um ano recheado de adrenalina e reviravoltas nas pistas ao redor do mundo.