Projeto de R$ 34 milhões é a última missão de Adrian Newey na Red Bull

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O renomado projetista Adrian Newey teve no começo do mês de maio sua saída da equipe Red Bull confirmada, ligando o sinal de alerta em outras equipes da Fórmula 1 que queiram contar com seus serviços. Mas a saída do time austríaco não quer dizer que a missão de Newey acabou, existe um último projeto.

O Red Bull RB17 é um projeto de hipercarro supervisionado por Adrian Newey. Agora que sua saída da equipe foi confirmada, o carro receberá toda a sua atenção até que ele se desligue.

Max Verstappen não escondeu sua aspiração de participar das 24 Horas de Le Mans no futuro, possivelmente até mesmo com um RB17 quando for revelado, destacando os “maiores sucessos” de Newey ao longo de sua estimada carreira na Fórmula 1 em um único projeto.

Projeto anunciado em 2022

O Red Bull RB17 foi anunciado em uma coletiva de imprensa em junho de 2022, com a participação de Newey e do diretor da equipe Red Bull, Christian Horner. O projeto aproveita o renomado conhecimento de Newey em aerodinâmica de efeito solo e é especificamente voltado para uso em pista, desenvolvido em colaboração com a Red Bull Advanced Technologies.

O RB17 segue a convenção de nomenclatura dos carros de Fórmula 1 da equipe. Após o RB16B de 2021 e o RB18 de 2022, o nome RB17 preenche uma lacuna, que agora será ocupada pelo hipercarro. Nos últimos anos, Newey liderou o projeto de design do Aston Martin Valkyrie em colaboração com a Red Bull. No entanto, o RB17 será desenvolvido sob a bandeira do time austríaco.

A Red Bull anunciou que a produção do RB17 começará em 2025, sendo uma “especificação exclusiva para pista para alcançar o máximo desempenho de um hipercarro inspirado na F1”.

Características do carro

O veículo será um carro de dois lugares equipado com um motor V10 naturalmente aspirado que, segundo a Red Bull, entregará mais de 1.000 cv, complementado por um motor elétrico de 200 cv com um sistema de recuperação de energia (ERS), característica de longa data dos carros de Fórmula 1.

O RB17 será construído em torno de uma estrutura de composto de carbono, utilizando aerodinâmica de efeito solo, semelhante aos carros de Fórmula 1, para gerar significativa downforce do assoalho do carro, enquanto pesará menos de 900 kg.

Devido à falta de restrições técnicas, o RB17 também incluirá algumas das inovações mais marcantes de Newey na Fórmula 1, como a suspensão ativa que impulsionou a Williams ao domínio no início dos anos 1990, além dos escapamentos soprados que catapultaram a Red Bull para a frente do grid em 2009. As saias flexíveis serão utilizadas no RB17 para otimizar a aerodinâmica de efeito solo.

Newey comentou sobre o RB17: “O RB17 encapsula todo o nosso conhecimento na criação de carros de Fórmula 1 campeões em um pacote que oferece níveis extremos de desempenho em um hipercarro de dois lugares. Impulsionados pela nossa paixão pelo desempenho em todos os aspectos, o RB17 redefine os limites técnicos e de design, proporcionando uma experiência única para entusiastas e colecionadores.”

Projeto de R$ 34 milhões

O custo do RB17 começa em £5 milhões (cerca de R$ 34 milhões), com apenas 50 unidades sendo produzidas a uma taxa de aproximadamente 15 por ano. Compradores em potencial foram convidados a manifestar interesse junto à Red Bull, mas a maioria já foi vendida antes mesmo do início da produção.

Os proprietários do RB17 terão acesso a simuladores da Red Bull, treinamento na pista e outras experiências inclusas no preço. A equipe também oferecerá manutenção direta e suporte de serviço “personalizados para cada proprietário”, adaptados à frequência de uso do carro.

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