A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu abandonar um projeto que poderia significar uma grande mudança na categoria máxima do automobilismo mundial: A Fórmula 1.
A cobertura de pneus de chuva testado no início do mês pela Ferrari em Fiorano não rendeu os resultados esperados. A equipe de monopostos da entidade, liderada por Nikolas Tombazis, desenvolveu uma cobertura quase completa dos pneus de chuva extrema, como uma tentativa de encontrar uma solução para os pneus de chuva na F1. No entanto, o projeto não teve sucesso.
“Tínhamos consciência de que dois fatores principais contribuem para a nuvem de spray. Um deles é a quantidade de água captada do solo pelo difusor e o outro é a das rodas. A ideia foi tentar cobrir completamente as rodas, mesmo além do que seria prático, para ver até onde isso poderia nos levar – para determinar se essa seria ou não uma solução viável”, explicou Tombazis à revista inglesa Autosport.
Projeto começou em 2023
A tentativa de proteger os pneus e melhorar a visibilidade em condições de pista molhada teve início no ano passado, quando Mick Schumacher pilotou a Mercedes equipada com a proteção, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, seguiu atrás para avaliar o spray.
No entanto, essa abordagem representava outra solução que não funcionou. Portanto, após essa tentativa, em setembro de 2023, deu-se início ao desenvolvimento do novo projeto. Segundo ele, a FIA continuará buscando soluções para evitar que as corridas sejam prejudicadas em caso de chuvas intensas.