Problema? Pilotos da Fórmula 1 são pegos de surpresa com atual situação do circuito na China

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O que aconteceu com a pista do Circuito Internacional de Xangai, sede do Grande Prêmio da China de Fórmula 1? No retorno ao calendário após cinco anos de ausência, era de se esperar que encontrássemos um asfalto recapeado e incertezas sobre sua condição.

Nesta quinta-feira (18), quando os pilotos compareceram ao autódromo pela primeira vez para as obrigações com a imprensa, depararam-se com uma peculiaridade: partes da pista exibiam uma coloração mais escura que outras. Embora tenha gerado preocupações iniciais, a diferença de tonalidade não se deve à aplicação de tinta.

Depois de discussões nos últimos dias sobre o estado da pista após tanto tempo sem sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1 e com um recapeamento recente, a visão dos trechos mais escuros do asfalto certamente surpreendeu.

“Parece que pintaram, não que recapearam”, disse o tricampeão Max Verstappen “Parece que pintaram a pista ou algo assim”, seguiu Daniel Ricciardo “Fizeram alguma coisa com a superfície. Não sei como a pista vai mudar ou se será a mesma coisa ou extremamente escorregadia. Talvez mude a maneira como os pneus se comportem”, revelou.

A verdade sobre o que aconteceu com o circuito chinês

Carlos Sainz que vem sendo um dos destaques nesse começo de temporada com ótimos resultados em sua última temporada pela Ferrari, também fez questão de falar sobre o assunto.

“Há vários desconhecidos, especialmente pelo asfalto parecer ter sido tratado de maneira muito particular”, opinou Carlos Sainz “Não creio que FIA ou as equipes entendam bem o que foi feito e se foi um recapeamento total ou só um tratamento esquisito com betume. Certamente parece bastante particular, algo que não vimos recentemente em pistas da F1”, declarou.

No entanto, não se trata de tinta. Conforme relatado pela revista inglesa Autosport, o que ocorreu foi um tratamento à base de betume, uma prática popular tanto na China quanto nos Estados Unidos para estradas.

O betume é aplicado em forma líquida e integra-se ao asfalto existente. O propósito disso é eliminar a poeira, que pode comprometer a aderência inicialmente após o recapeamento, além de melhorar a drenagem e prevenir o desgaste do asfalto.

De acordo com a investigação da revista, o tratamento foi realizado no ano passado e a diferença de tonalidade nas cores foi ocasionada pelo desgaste natural causado pela atividade na pista desde então. Portanto, é improvável que haja uma falta de aderência semelhante à vista em Istambul em 2020. No entanto, é possível que a aderência varie entre as diferentes partes da pista.

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