A Andretti tem o plano ambicioso de se tornar a 11° equipe dentro do grid da Fórmula 1. Com a aprovação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), a equipe busca conseguir a aprovação da direção da categoria e das dez equipes que competem atualmente. Porém, até o momento, ambos são contrários a entrada dela. Inclusive, isso levou ao congresso norte-americano a buscar entender melhor os fatos, que levam a essa recusa, sob o pretexto de que a categoria pode estar infrigindo regras do país.
Enquanto as discussões ainda acontecem, a Andretti segue com o seu sonho e mantém os seus investimentos na sua futura equipe. Porém, esse sonho pode não sair da forma como ela esperava. Recentemente, foi revelado que o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, deu uma sugestão para a Andretti conseguir entrar na F1, através da aquisição de uma das equipes do grid.
“Eu os aconselho (Andretti) a comprarem um time atual, não a virem como a 11ª equipe. Acredito que algumas equipes precisam de renovação. O que é melhor? Ter onze equipes como número ou dez que sejam fortes? Ainda acredito que devemos ter mais equipes, mas não quaisquer equipes, e sim as equipes certas. Não é sobre o número, é sobre a qualidade.”, apontou Sulayem.
Novo pacto de concórida é negociado entre FIA e F1 para poder diminuir limite de equipes
Nos últimos meses, foi revelado que a FIA e a direção da Fórmula 1 estão em negociações para a formulação do novo pacto de concórida, que será assinada pelas equipes que fazem parte do grid. Uma das mudanças previstas é com relação ao número limite de equipes, que atualmente é de 12. Foi proposto que o novo limite seja de dez equipes, assim impedindo a entrada de novos times, assim como a Andretti busca fazer.