Presidente da FIA bate o martelo sobre o calendário da Fórmula 1 com mais corridas

0

A Fórmula 1 vem alcançando novos números de audiência por todo mundo. O bom trabalho fora das pistas de divulgação e marketing, acende o desejo de muitos países em receber a maior categoria do automobilismo mundial. Mas ai fica uma pergunta: o calendário pode ter mais corridas no ano?

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, declarou que a Fórmula 1 “ultrapassará um limite” se mais corridas forem adicionadas ao já extenso calendário. A temporada de 2024 conta com o maior número de GPs da história da categoria, mas, conforme o ‘Pacto da Concórdia’, ainda há espaço para adicionar mais uma corrida por ano.

Vários países que ainda não têm um GP manifestaram interesse em sediar um evento. A África do Sul, que já foi palco de corridas anteriormente, busca retomar seu lugar no calendário, enquanto o sucesso de Franco Colapinto levou a Argentina a também desejar sediar um GP no futuro.

A realização de um fim de semana de Fórmula 1 traz benefícios econômicos consideráveis ao país anfitrião, o que explica o interesse crescente. No entanto, com 24 etapas já programadas para 2024, adicionar mais corridas pode ser excessivo para as equipes e pilotos.

O que diz o presidente da FIA?

Segundo Ben Sulayem, 24 corridas é o limite que a FIA pode gerenciar com a estrutura atual. Ele afirmou que, caso o calendário aumente, seria necessário formar duas equipes da FIA para dar suporte aos GPs.

“Você ultrapassa uma barreira quando precisa de duas equipes. Não podemos adicionar mais nenhuma [corrida]”, disse o presidente à Autosport. “Para a FIA, não podemos fazer isso com apenas uma equipe. Precisaríamos de um rodízio entre duas equipes quando se trata da ‘equipe de campo'”, explicou.

Apesar disso, a decisão final sobre o número de corridas no calendário cabe à gestão da Fórmula 1. “Eu não vou impedi-los de ter 25 corridas, porque é um direito deles, certo? No fim das contas, depende deles”, concluiu Ben Sulayem. O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, já havia declarado anteriormente que considera 24 GPs um bom número para uma temporada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.