O diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, falou sobre o novo regulamento da Fórmula 1, assunto muito falado nos bastidores da categoria nos últimos dias. O projetista acredita que as regras para 2026 foram estabelecidas não apenas por razões esportivas, mas também para favorecer determinados fabricantes.
De acordo com Newey, que deixará a equipe de Milton Keynes no fim deste ano, a FIA fez várias concessões nas regras para atrair mais fabricantes para o esporte. No entanto, o britânico acredita que essa não é a melhor abordagem.
“No momento, as regras parecem um pouco estranhas, mas é muito cedo para escrevê-las ou dizer que elas não serão boas. Chega um ponto em que, como designer, você primeiro analisa o que pode obter delas. Nesse ponto, você desenvolve uma opinião se as regras são boas ou ruins, mas depois precisa ignorar isso e se concentrar apenas no desafio”, disse Newey ao site Motorsport.com
Fia influenciada por fabricantes?
Newey acrescentou que, com exceção da Ferrari, todos os fabricantes entram e saem da Fórmula 1: “Parece que a FIA tem sido fortemente influenciada por um ou dois fabricantes, na esperança de apaziguá-los e, talvez, conseguir o envolvimento de outros.”
“Suponho que, com a entrada da Audi em 2026, eles conseguiram uma vitória parcial, mas não tenho certeza de que o compromisso geral valha a pena. A realidade é que os fabricantes (com exceção da Ferrari) vêm e vão. São as equipes que são o núcleo do negócio e, claro, o grande núcleo real são os espectadores.”
“Portanto, é imperativo que façamos um bom show e, como parte disso, claramente recompensamos bem a diversidade”, completou.