Possível venda da Sauber para fundo do Qatar pode custar lugar de Gabriel Bortoleto na equipe?
Ao longo desta temporada, a Sauber tem se estruturado internamente para a temporada de 2026, onde o nome da equipe irá mudar para Audi, que detém 100% das ações da esquadra de Hinwil, além de usar os motores fabricados pela montadora alemã. Porém, esses planos podem passar por algumas reviravoltas. Recentemente, rumores surgiram de que a equipe pode vender uma pequena parte das suas ações para o fundo soberano do Qatar.
De acordo com as informações do portal The Race, a direção da equipe entende que essa venda pode contribuir para o avanço no desenvolvimento do projeto da marca, que pretende construir uma nova instalação de motores na Alemanha. O grupo interessado em uma pequena fatia da Sauber tem laços estreitos com o Grupo VW, que administra a Audi. Para Gabriel Bortoleto, contratado para correr pela equipe na próxima temporada, essa venda não deve interferir em sua presença na categoria.
Venda de pequena parte da Sauber pode representar reviravolta nos planos da Audi
Porém, a venda de parte da equipe para esse fundo pode fazer com que os planos da Audi, com relação ao investimento para a temporada de 2026, mude. Ao que tudo indica, isso pode ajudar a equipe a conseguir montar um carro mais competitivo em menos tempo do que o esperado inicialmente, sendo que neste ano eles estão andando no fundo do grid, sem ter conseguido somar pontos.
Porém, isso também pode impactar negativamente a primeira experiência de Bortoleto na Fórmula 1, com uma equipe que tenha foco em outros pontos, antes de conseguir construir um carro competitivo. Por exemplo, a Williams, após ser vendida para um grupo de investimentos dos Estados Unidos, passou por mudanças em sua estrutura interna por alguns anos, até conseguir montar um carro que conseguisse lutar por pontos.