Fernando Alonso teve a chance de competir contra muitos pilotos e equipes ao longo de sua carreira na Fórmula 1. Embora o esporte tenha mudado significativamente, a mentalidade do espanhol permanece a mesma desde o início de sua carreira.
“Quero que todos os outros pilotos olhem para mim e digam: ‘Ele é o melhor'”, disse ele em sua primeira corrida com a Minardi.
Ele se lembra dessa frase e afirma que ainda pensa da mesma maneira. Em entrevista ao Financial Times, Alonso disse: “Ainda sinto o mesmo. Hoje, quando você conhece um piloto, espero que ele me respeite, sabendo que sou um concorrente forte e alguém que nunca desiste”.
“Quando tenho o equipamento certo, ainda sou capaz de alcançar grandes resultados. Eles devem sempre me levar em consideração, mesmo que o carro não esteja nas melhores condições.”
Mercedes responsável pela saída
Com o passar dos anos, ele começou a apreciar cada vez mais todos os aspectos dos finais de semana de corrida. A superioridade da Mercedes fez com que ele perdesse a motivação. Alonso atribui sua saída no final de 2017 ao domínio da equipe alemã.
“Éramos como atores do filme da Mercedes, não podíamos brigar em nenhum momento”, completou.
“Quando deixei a F1 em 2018, senti que o esporte estava muito previsível, o domínio da Mercedes era demais para eu gostar de estar no esporte”. – Revelou o piloto espanhol da Aston Martin.