Por que os pilotos da F1 não usam o macacão de corrida nos testes de pós-temporada?
O circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, além de receber a última corrida do ano também é responsável por sediar o teste pós-temporada da Fórmula 1. Neste ano não foi diferente. No dia 10 de dezembro, as equipes entraram com os seus carros pela última vez na pista e alguns pilotos já pilotaram pela primeira vez o carro que irá usar em 2025. Esse foi o caso de nomes como Esteban Ocon, Carlos Sainz, Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto.
Porém, uma grande curiosidade chamou a atenção das pessoas que acompanharam, através das redes sociais, esse período de testes. Sainz, Hulkenberg e Bortoleto não usaram os macacões tradicionais de corrida Eles usaram de cor neutra. A dupla da Sauber correu com uma roupa totalmente preta, enquanto Sainz usou uma branca. O motivo para essa decisão está relacionada aos negócios.
Pilotos não usaram macacões tradicionais no teste pós-temporada da F1 por causa de patrocinadores
A principal motivação que levou esses pilotos a não usarem os macacões que são usados durante as corridas estão por conta dos patrocinadores. Todos ainda tem contrato com suas respectivas equipes. Assim, para evitar maiores problemas com as empresas patrocinadoras, as equipes optaram pelo uso de um macacão em uma cor neutra para aqueles que já iriam testar o bólido da sua nova equipe.
Somente Esteban Ocon que foi diferente e já usou o seu macacão de 2025. Porém, isso só foi possível graças a sua saída antecipada da Alpine. Antes do Grande Prêmio de Abu Dhabi, ele chegou em um acordo com Flavio Briatore, diretor da equipe, para romper seu contrato antes do fim, visando participar do teste com a Haas. Assim, ele não correu no Grande Prêmio de Abu Dhabi.