Por que o título mundial de 1964 é considerado histórico na Fórmula 1?

0

O ano de 1964 ficou marcado para o mundo do automobilismo por ser a 14° temporada da Fórmula 1, que surguiu no ano de 1950. Naquele ano, a categoria contava com a presença de vários nomes de peso, como Graham Hill e Jim Clark, que eram considerados os principais concorrentes ao título daquele ano. Porém, de maneira inesperada, um piloto conseguiu surpreender todos e colocou o seu nome na história da F1.

John Surtees competiu naquela temporada pela Ferrari, porém ele tinha um grande diferencial dos outros pilotos. A sua origem no esporte a motor foi nas motos, sendo que ele conquistou em quatro oportunidades o Mundial de Motovelocidade, que atualmente é conhecido como MotoGP, antes de pensar em competir nos monopostos de Fórmula. Sua estreia na F1 aconteceu em 1960, pela Lotus, e o seu primeiro título foi conquistado apenas quatro anos depois.

John Surtees conseguiu surpreender todos e conquistou título da Fórmula 1 em 1964

Com dez etapas para serem disputadas, John Surtees não conseguiu manter uma dominância de vitórias, mas foi consistente na luta por pontos. Sua primeira vitória veio a acontecer no Grande Prêmio da Alemanha, que era a sexta etapa da temporada. Surtees chegou na última corrida do ano, no México, atrás de Graham Hill e Jim Clark. O fraco desempenho da Ferrari na luta por vitórias fez com que muitos pensassem que a luta pelo título já estava fora de cogitação.

Na corrida, as coisas pioraram ainda mais para Surtees, que largou de quarto mas caiu para a 13° posição ainda na primeira volta. Porém, com muita luta, o piloto conseguiu ir recuperando as posições, até chegar no Top-3. Ele ainda contou com a sorte de Hill, que lutava pelo Top-3, bater com um outro piloto e perder muitas posições, e Clark enfrentou problemas nas últimas voltas da corrida e caiu de primeiro para quinto lugar. Com isso, bastava que Surtees terminasse em segundo para conquistar o título, o que acabou acontecendo. Assim, John Surtees se tornou o primeiro, e único, piloto a vencer o Mundial de Pilotos da MotoGP e Fórmula 1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.