Por que o GP do México de 1964 é considerado o final mais maluco da história da Fórmula 1?

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Ao longo da história na Fórmula 1, o título mundial foi decidido quatro vezes no México. Em 2017, Lewis Hamilton foi campeão, em 1968 foi a vez de Graham Hill, em 1967 de Denny Hulme e, no histórico ano de 1964, John Surtees levou o título.

Vamos nos aprofundar na primeira vez em que a corrida foi palco da decisão do campeonato. Em 1964, a Cidade do México testemunhou uma emocionante disputa de três pilotos pelo título mundial. Chegando à última corrida na América do Norte, Graham Hill (BRM) liderava a tabela com 39 pontos, seguido por John Surtees (Ferrari) com 34 e Jim Clark (Lotus) com 30.

Naquela época, eram atribuídos apenas nove pontos para o vencedor (os seis primeiros pontuavam com 9-6-4-3-2-1), o que significava que a única chance de Clark era vencer a corrida sem que Hill pontuasse e sem que Surtees ficasse em segundo.

A missão de Surtees também era difícil, precisando descontar cinco pontos de Hill, que poderia garantir o título com um terceiro lugar devido ao descarte (apenas os seis melhores resultados das dez etapas contavam para a tabela final).

Jim Clark fez sua parte: conquistou a pole position e dominou a corrida desde o início com sua Lotus. Dan Gurney, dos Estados Unidos, estava em segundo, com Graham Hill em terceiro e Lorenzo Bandini, companheiro de Surtees na Ferrari, em quarto. Surtees, que largou em quarto, teve problemas na ignição de seu motor na primeira volta e caiu para trás no início.

John conseguiu se recuperar até o quinto lugar na volta 31, quando ocorreu o incidente mais polêmico do campeonato. Após várias tentativas de ultrapassar Hill (que chegou a protestar contra a conduta do rival com gestos), Bandini arriscou uma manobra pelo terceiro lugar na curva e colidiu com o britânico. A BRM rodou e bateu no guard-rail, danificando o sistema de escapamento. Ambos continuaram, mas Hill perdeu potência em seu motor e caiu para o 11º lugar.

Jim Clark esteve próximo do título

Com isso, o título ficou nas mãos de Jim Clark, que liderava a corrida com tranquilidade. No entanto, o escocês também enfrentou problemas: parou na penúltima volta devido a vazamento de óleo em seu motor.

Na última volta, a Ferrari instruiu Bandini a ceder seu segundo lugar para Surtees e assim tirar o título de Hill, que caíra para o 11º lugar. Todos os mecânicos indicaram para o italiano não fechar a corrida em segundo lugar.

Surtees garantiu seu primeiro e único título mundial uma volta depois, tornando-se o primeiro e único homem a ser campeão mundial tanto na motocicleta (3 vezes na categoria 350cc e 4 vezes na categoria 500cc) quanto na Fórmula 1.

O campeonato também marcou a primeira vez na história da F1 em que o campeão marcou menos pontos que o vice, com Hill ficando com 39 pontos e perdendo dois pontos de um quinto lugar, já que apenas os seis melhores resultados da temporada contavam. Surtees foi campeão com 40 pontos.

Por fim, Hill não ficou satisfeito por ter sido atingido por Bandini. O britânico acusou o italiano, conhecido por ser impulsivo na pista, de bater de propósito, mas nada pôde fazer. A corrida mexicana coroou um campeão lendário e entrou para a história como uma das decisões mais dramáticas da F1.

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