Por que Norris recebeu uma punição de 5 e não de 10 segundos? Explicado

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“Ele me ultrapassou pela área de escape. Preciso que minha posição seja devolvida.” Com aparente tranquilidade, Max Verstappen comunicou via rádio, convicto de que Lando Norris havia feito uma manobra irregular.

O piloto holandês resistiu por várias voltas à pressão de uma McLaren mais rápida, até que Norris acabou saindo da pista na Curva 12, utilizando a rota de fuga. Essa manobra causou a reclamação do tricampeão pelo rádio.

Naquele mesmo momento, Verstappen também excedeu os limites da pista ao ultrapassar Norris. No entanto, a penalidade de cinco segundos foi aplicada ao piloto da McLaren, e o documento dos comissários deixou claro o motivo. O que fez a diferença foi Verstappen ter chegado ao ápice da curva à frente de Norris.

5 segundos ao invés de 10

Segundo a explicação dos comissários: “O carro número 4 ultrapassou por fora, mas não estava totalmente alinhado com o carro número 1 no ápice da curva, o que o fez perder o ‘direito de passagem’.

Como o carro nº 4 retornou à pista à frente do carro nº 1, foi configurada uma vantagem obtida ao sair da pista. A penalidade aplicada foi de cinco segundos, e não de dez, porque, ao estar por fora, o carro nº 4 não tinha espaço para manobrar, já que o carro nº 1 estava muito próximo e também excedeu os limites da pista.

Por essas razões, essa saída de pista de Norris não conta como uma das ‘strikes’ que poderiam resultar em penalização por ultrapassar os limites da pista”. A infração de Verstappen ao exceder os limites da pista foi contabilizada entre as advertências antes de resultar em penalidade.

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