Por que Gilles Villeneuve é considerado uma lenda da Fórmula 1?

0

Este fim de semana será especial para a cidade de Montreal, Canadá, que receberá mais uma edição relevantíssima do Grande Prémio (GP) do Canadá. Nesta competição, temos a presença do circuito Gilles Villeneuve, enobrecido com o nome de um dos mais amados e lendários pilotos da Fórmula 1. Este canadense, sem uma carreira de numerosas vitórias e títulos, conquistou fãs através de um estilo de pilotagem que combinava ousadia e destreza.

Villeneuve, que faleceu em 1982 com apenas 32 anos, ainda é um ícone no esporte. Mesmo assim, sua história é pouco conhecida pelo público mais jovem, que acompanha a Fórmula 1. Posteriormente, a família Villeneuve retornou às pistas através de Jacques, seu filho, ao se tornar campeão da F1 em 1997 pela equipe Williams. A carreira de Gilles Villeneuve agora será revelada.

Quem foi Gilles Villeneuve?

Gilles Villeneuve nasceu em 1950 e iniciou sua carreira no automobilismo na década de 1970, ainda no Canadá, competindo em corridas de moto de neve, também conhecidas como “snowmobile”. Posteriormente, transitou para os monopostos, competindo na Fórmula Ford e F-Atlantic. Desde o início, Villeneuve destacou-se com um estilo de condução ousado e audacioso. Aos 25 anos, sagrou-se campeão da Fórmula Atlantic em seu ano de estreia. No ano seguinte, voltou a vencer, atraindo a atenção de nomes reconhecidos na F1, como o britânico James Hunt.

Como a carreira de Gilles Villeneuve na Fórmula 1 começou?

A McLaren foi a primeira equipe a dar a Villeneuve uma oportunidade na Fórmula 1, em 1977. Apesar de lutar com um carro bem desatualizado para a época, o canadense conseguiu um notável nono lugar, superando notáveis nomes do esporte. A performance de Gilles chamou a atenção de Enzo Ferrari, fundador da marca de carros mais prestigiosa do mundo. Ele ficou encantado com a audácia de Villeneuve e o contratou para a Ferrari.

A primeira temporada com a Ferrari foi de aprendizado para o jovem piloto, mas mesmo assim conseguiu posições respeitáveis. Os anos seguintes tiveram suas vitórias e derrotas, mas a audacidade e o carisma de Gilles Villeneuve nunca deixaram de brilhar, tornando-o uma lenda do esporte.

Infelizmente, em 1982, a carreira de Gilles terminou tragicamente quando, ao tentar melhorar seu tempo na classificação do GP da Bélgica, seu carro foi arremessado a mais de 220 km/h após colidir com a traseira de outro competidor. O canadense acabou por falecer devido à gravidade de suas lesões. Assim, foi encerrada prematuramente a carreira de um dos mais carismáticos pilotos da história da F1, cujo legado continua vivo até hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.