Por que a Pirelli vê o GP de Las Vegas como um grande desafio?

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Na reta final do campeonato de 2023 da Fórmula 1, uma das principais atrações é a volta das corridas para Las Vegas. Contudo, não são apenas os pilotos e as equipes que têm pela frente desafios inéditos. A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1, também está se preparando para enfrentar adversidades e incógnitas no GP de Las Vegas. A maior preocupação diz respeito ao nível extremamente baixo de aderência que vai encontrar na pista.

A ausência de dados concretos sobre a nova pista, além das baixas temperaturas esperadas e a qualidade variável do asfalto, torna a situação ainda mais desafiadora. Segundo Mario Isola, chefe da Pirelli na F1, “Vamos a essa corrida sem referências reais além das simulações. Ninguém realmente pilotou no circuito de 6 km da Las Vegas Strip antes”, o que coloca um enorme desafio técnico para todos os envolvidos.

O que esperar da pista de Las Vegas?

A corrida em Las Vegas promete entregar um circuito com características únicas – três grandes retas, 17 curvas e um comprimento que só perde para Spa-Francorchamps. Além disso, a corrida noturna deve trazer temperaturas extremamente baixas e a mistura de asfalto tradicional de rua com algumas partes recentemente reasfaltadas.

Esses fatores, por si só, imporão um desafio considerável aos pilotos no que se refere ao aquecimento dos pneus e à aderência à pista. “A superfície não será emborrachada como normalmente para entregar uma aderência melhor”, esclareceu Isola.

Como os pneus da Pirelli se comportarão em Las Vegas?

A Pirelli, prevenindo-se para a provável queda de temperatura e as grandes retas do circuito, optou por pneus mais macios (C3, C4 e C5) para o GP de Las Vegas. Além disso, as baixas temperaturas vão exigir pressões menores que em pistas tradicionalmente exigentes nas retas. “A diferença de pressão entre os pneus frios e as pressões normais de funcionamento é bastante reduzida. Quando o carro estiver se movendo, a pressão dos pneus vai aumentar muito menos do que em outros circuitos, devido à baixa temperatura do asfalto”, disse Isola.

No próximo fim de semana, a comunidade da F1 ficará de olho em como esses fatores se desenrolarão na pista e, sem dúvida, as previsões de Isola e de todos os envolvidos serão postas à prova. O GP de Las Vegas com certeza promete emoções e desafios a cada volta.

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