Por que a Mercedes foi multada no caso da pressão dos pneus no GP de São Paulo?
A FIA esclareceu o motivo da multa aplicada à Mercedes por uma infração processual relacionada a uma Diretriz Técnica durante o Grande Prêmio de São Paulo, realizado no último domingo (3).
A entidade reguladora impôs à Mercedes uma multa de 5 mil euros por cada carro de Lewis Hamilton e George Russell, após a equipe ter ajustado a pressão dos pneus de ambos os veículos quando as rodas já estavam montadas.
FIA detalha multas à Mercedes por infração
Convocada pelos comissários, a Mercedes recebeu uma multa de 5.000€ por cada carro por infringir o artigo 30.5 a) do Regulamento Desportivo, referente à TD003. Os carros retornaram ao grid após uma largada abortada provocada pelo acidente de Lance Stroll na Descida do Lago, o que o impediu de participar da corrida.
Os mecânicos puderam voltar ao grid por um breve período para preparar os carros, mas a FIA reconheceu que, devido ao curto tempo disponível, era “extremamente difícil, senão impossível” que todas as equipes seguissem à risca os procedimentos.
A FIA constatou que a pressão dos pneus dos carros de Hamilton e Russell estava dentro dos limites regulamentares, mas o fato de os pneus já estarem montados nos veículos configurou uma violação das regras — resultando em uma multa como penalidade, sem intenção de criar precedente para infrações semelhantes no futuro.
No veredito, a FIA explicou: “Após o cancelamento da largada, foi emitido o aviso de 10 minutos para uma nova partida”.
“Devido à configuração do circuito e ao ponto de acesso ao grid a partir do pit lane, o tempo para as equipes alcançarem o grid foi estendido.”
“O portão de acesso não foi aberto imediatamente. A FIA entendeu que, dado o curto aviso, era praticamente impossível para as equipes cumprirem o procedimento prescrito.”
O Delegado Técnico da FIA confirmou que, embora a equipe tenha ajustado as pressões dos pneus, estas estavam dentro dos limites permitidos. Os comissários concluíram que, considerando as circunstâncias incomuns, a largada abortada e a logística de acesso ao grid, uma multa por infração de procedimento era a medida adequada.
“Normalmente, essa infração durante uma sessão competitiva resultaria em uma penalidade esportiva, mas não foi o caso aqui.”
“No entanto, esta decisão não deve ser vista como precedente para futuras infrações semelhantes, uma vez que as circunstâncias foram únicas.”