O automobilismo vem flertando para conseguir a oportunidade de ter uma modalide inclusa nas Olimpíadas. Era especulado que ela poderia estar presente para os jogos de Paris neste ano, o que acabou não acontecendo. Em 2018, durante os jogos olímpicos da juventude realizados em Buenos Aires, o kart foi incluido entre as modalidades como uma espécie de evento-teste, onde o Comite Internacional Olimpíco (COI) pudesse aprovar a entrada da categoria.
Mesmo que o evento tenha sido um sucesso, o kart acabou não entrando nos jogos de Paris. Para o jovem argentino Franco Colapinto, se tornar campeão olímpico da modalidade foi importante para sua carreira, pois ele conseguiu a oportunidade de rumar para os monopostos, além de conseguir a chance de se juntar ao programa de jovens pilotos da Williams.
Franco Colapinto contou com título olímpico para conseguir chance na Williams
Mesmo que ainda esteja um pouco mais afastado de conseguiu uma oportunidade no grid titular da Fórmula 1, Franco Colapinto é um dos principais nomes da argentina para conseguir essa oportunidade. No Grande Prêmio da Inglaterra desta temporada, ele recebeu uma oportunidade de correr com o carro da equipe inglesa.
A expectativa é de que nos próximos anos ela possa ter a chance em alguma das competições de monopostos, além da F1. O jovem argentino ainda corre por fora para conseguir ocupar o assento que hoje pertence a Logan Sargeant e que não deve seguir na categoria para o próximo ano. Porém, a expectativa é que Carlos Sainz seja escolhido para essa vaga.